IFRS 16: uma visão contábil prática e crítica da nova norma de leasing sob a ótica das arrendatárias

  • Eduardo Bona Safe de Matos Conselho Federal de Contabilidade
  • Fernando Dal-Ri Murcia Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma visão contábil acerca da nova norma de arrendamento mercantil, IFRS 16 - Leases, incorporada ao cenário nacional por meio da revisão do Pronunciamento Técnico CPC 06(R2). Para isso, adota-se um olhar prático e crítico, na ótica das entidades arrendatárias. O trabalho tem caráter normativo e técnico. Busca-se  – por meio da análise da norma propriamente dita e da literatura contábil correlata – analisar criticamente as exigências previstas no CPC 06(R2). Nesse contexto, são identificados os efeitos esperados nos Balanços das empresas arrendatárias e os pontos de maior julgamento e complexidade que podem trazer desafios aos contadores na aplicação das novas disposições. Conclui-se que a aplicação do CPC 06(R2), a partir de 1º de janeiro de 2019, trará: (i) aumento no ativo não circulante, (ii) aumento no passivo circulante e não circulante, (iii) redução das despesas operacionais, (iv) aumento das despesas de amortização, e (v) aumento das despesas de juros. Diversos indicadores contábeis serão alterados como, por exemplo: (i) EBITDA, (ii) ROA, (iii) Liquidez corrente, e (iv) Endividamento. As covenants das empresas e a remuneração dos executivos poderão ser afetadas. Entre os pontos “polêmicos”, encontram-se: a determinação da taxa de desconto e a definição do prazo do arrendamento.

Biografia do Autor

Eduardo Bona Safe de Matos, Conselho Federal de Contabilidade
Doutorando em Controladoria e Contabilidade na FEA/USP. Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Brasília, lecionando principalmente nas áreas de contabilidade societária e contabilidade geral. E-mail: eduardobona@unb.br
Fernando Dal-Ri Murcia, Conselho Federal de Contabilidade
Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Diretor de Pesquisas da Fipecafi. Doutor em Contabilidade e Controladoria pela USP. Mestre em Contabilidade pela UFSC. Graduado em Business Management (Administração) pela Webber International  University (EUA), em Contabilidade pela Universidade do Vale do Itajaí e em Direito pela Universidade Paulista. E-mail: murcia@usp.br
Publicado
2019-08-27
Como Citar
MATOS, Eduardo Bona Safe de; MURCIA, Fernando Dal-Ri. IFRS 16: uma visão contábil prática e crítica da nova norma de leasing sob a ótica das arrendatárias. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 238, p. 50-65, ago. 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1887>. Acesso em: 22 out. 2019. doi: https://doi.org/10.17648/rbc-vol0n238-1887.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.