A percepção de acadêmicos de Ciências Contábeis acerca da Implantação do eSocial

  • Fernanda Siqueira Dutra Conselho Federal de Contabilidade
  • Mário Champion Gonçalves Conselho Federal de Contabilidade
  • Zilton Bartolomeu Martins Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O estudo teve como objetivo descrever a percepção de acadêmicos de Ciências Contábeis acerca da implantação do eSocial. A metodologia utilizada na pesquisa se enquadra como quantitativa, descritiva e de levantamento. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo dezessete questões fechadas e validado por três especialistas da área. A população foi composta de 188 acadêmicos matriculados no curso de Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina, e a amostra formada por 131 respondentes, o que representa 69,68% da população. Os dados coletados foram tabulados com apoio do software Microsoft Excel® e a técnica de análise de dados utilizada foi a estatística descritiva. Como principais resultados, foi possível observar que os acadêmicos de Ciências Contábeis desta universidade não possuem informações suficientes acerca do eSocial, sentem-se pouco preparados para sua implantação, e não há opiniões concretas a respeito dos resultados de sua implantação. Foi possível perceber, ainda, que a ausência de informações dos acadêmicos acerca do eSocial pode estar relacionada com a falta de experiência profissional, ou mesmo pelo fato de estes acadêmicos não possuírem conhecimentos específicos na área de Departamento Pessoal.

Biografia do Autor

Fernanda Siqueira Dutra, Conselho Federal de Contabilidade
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). E-mail: fernandas.dutra@outlook.com
Mário Champion Gonçalves, Conselho Federal de Contabilidade
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). E-mail: mario_c_goncalves@hotmail.com
Zilton Bartolomeu Martins, Conselho Federal de Contabilidade
Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Especialista em Gerência Contábil, Perícia, Auditoria e Controladoria pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Docente do curso de Ciências Contábeis na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). E-mail: ziltonmartins@univali.br
Publicado
2019-08-27
Como Citar
DUTRA, Fernanda Siqueira; GONÇALVES, Mário Champion; MARTINS, Zilton Bartolomeu. A percepção de acadêmicos de Ciências Contábeis acerca da Implantação do eSocial. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 238, p. 38-49, ago. 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1886>. Acesso em: 22 out. 2019. doi: https://doi.org/10.17648/rbc-vol0n238-1886.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.