A influência do programa Nota Fiscal Goiana no combate à sonegação fiscal em micros e pequenas empresas

  • Rodrigo Wiesner Conselho Federal de Contabilidade
  • Orientador Murilo Morais Alexandre Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O presente estudo propôs-se a identificar os reflexos do programa Nota Fiscal Goiana no combate à sonegação fiscal em micros e pequenas empresas. Para a pesquisa, foram utilizados o método indutivo, com fontes de dados bibliográficos e documental, e a legislação pertinente. Além disso, por meio de entrevista via e-mail com o coordenador do programa, foi possível obter dados estatísticos, juntamente com as informações divulgadas no portal e via site da Sefaz-GO. Os resultados indicam um potencial incremento na fiscalização da sonegação ao inserir o cidadão como o agente que cobra das empresas a emissão dos documentos fiscais obrigatórios. Porém, a participação da população e a quantidade de documentos processados ainda são muito reduzidas. Devido à escassez de estudos específicos no recorte do tema, contribuiu-se para vislumbrar um panorama e diagnóstico do programa em seu terceiro ano de execução. Sem a adesão da população, o objetivo principal do programa, que é a conscientização do cidadão quanto à importância de solicitar o documento fiscal para que ele cumpra a sua função social, nunca será realmente alcançado. Entretanto, recomenda-se que novos estudos sejam realizados, inclusive por parte do Estado de Goiás, que precisa conhecer sua eficiência e viabilidade econômica.

Biografia do Autor

Rodrigo Wiesner, Conselho Federal de Contabilidade
Mestrando em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), é especialista em Controladoria e Gestão Financeiras de Empresas pela UEG; especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera-Uniderp; e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de  Goiás. Atua como contador em empresa privada, nas áreas de Escrita Fiscal e Contábil. E-mail: rodrigowiesner@gmail.com
Orientador Murilo Morais Alexandre, Conselho Federal de Contabilidade
Especialista em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás e Ciências Contábeis pela UEG, procurador Jurídico na Prefeitura de Morrinhos e docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG). E-mail: muriloadv@yahoo.com.br
Publicado
2019-06-28
Como Citar
WIESNER, Rodrigo; ALEXANDRE, Orientador Murilo Morais. A influência do programa Nota Fiscal Goiana no combate à sonegação fiscal em micros e pequenas empresas. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], v. 1, n. 237, p. 84-97, jun. 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1867>. Acesso em: 19 set. 2019. doi: https://doi.org/10.17648/rbc-vol1n237-1867.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.