Formação, qualificação e educação continuada dos profissionais da contabilidade

  • Elisangela Mello de Souza Cirino Conselho Federal de Contabilidade
  • Antonio Carlos Guidi Conselho Federal de Contabilidade
  • Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo Pinheiro Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da educação continuada e sua contribuição na carreira dos profissionais da contabilidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa, cuja amostra foi constituída por 73 participantes que exercem funções como profissionais da contabilidade no Município de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Por meio desse estudo, podese perceber a educação continuada como elemento necessário e positivo para o exercício da carreira dos profissionais da contabilidade. Destarte, identificou-se, também, que esses profissionais têm elevado nível de consciência sobre o papel da educação continuada e sua necessidade para o aprimoramento de suas carreiras.

Biografia do Autor

Elisangela Mello de Souza Cirino, Conselho Federal de Contabilidade
Graduando em Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (Faccaci).
Antonio Carlos Guidi, Conselho Federal de Contabilidade
Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Mestre em Administração pela Fucape Business School. Bacharel em Administração pela Faccaci. Professor da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (Faccaci).
Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo Pinheiro, Conselho Federal de Contabilidade
Pós-doutoranda em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Professora da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim e da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
Publicado
2020-07-17
Como Citar
CIRINO, Elisangela Mello de Souza; GUIDI, Antonio Carlos; PINHEIRO, Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo. Formação, qualificação e educação continuada dos profissionais da contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 243, p. 48-61, jul. 2020. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1866>. Acesso em: 30 set. 2020. doi: https://doi.org/10.17648/rbc.v0i243.1866.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.