O gerenciamento de resultados e a insolvência em empresas brasileiras

  • José Corsino Raposo Castelo Branco Conselho Federal de Contabilidade
  • Valcemiro Nossa Conselho Federal de Contabilidade
  • Silvania Neris Nossa Conselho Federal de Contabilidade
  • Arilda Teixeira Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O risco de insolvência é um tema abordado neste estudo no que se refere à probabilidade de levar as empresas a gerenciarem os seus números contábeis. O estudo apresenta como objetivo geral analisar a relação entre as empresas listadas na B3 com dificuldades financeiras (insolventes) e a prática de gerenciamento de resultados. A metodologia utilizada na pesquisa é empírica com análise de Regressão Logística. A amostra que foi analisada neste estudo englobou todas as empresas listadas na B3. Como resultado, obteve-se que empresas insolventes apresentam maiores chances de realizarem gerenciamento de resultados. Ainda, percebeu-se que resultados negativos que persistem por mais de um período implicam maiores chances estatísticas de haver insolvência nas empresas e que, em períodos de crescimento econômico, as chances estatísticas de insolvência diminuem. Como contribuição, a pesquisa se diferencia de outras ao acrescentar em seu estudo fatores macroeconômicos que podem influenciar a ocorrência da insolvência, ou não, nas empresas.

Biografia do Autor

José Corsino Raposo Castelo Branco, Conselho Federal de Contabilidade
Contador e advogado. Graduado em Ciências Contábeis pelo Cesvale, com especialização em Contabilidade pela UFPI. Bacharel em Direito pela UFPI. Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape. Professor do Instituto Federal do Piauí. Vice-Presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCPI. Membro da Comissão da Educação Profissional Continuada do CFC.
Valcemiro Nossa, Conselho Federal de Contabilidade
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela USP. Especialista em Contabilidade Ambiental, Ensino da Contabilidade, Controladoria, Contabilidade Gerencial e Finanças. Presidente e Professor da FUCAPE Business School, membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) e membro da Academia Capixaba de Ciências Contábeis (ACACICON).
Silvania Neris Nossa, Conselho Federal de Contabilidade
Doutora em Ciências Contábeis e Administração (Fucape). Mestre em Contabilidade pela Fucape (2007) e Bacharel em Contabilidade pela Ufes (2005). Áreas de interesse de pesquisa: Controladoria, Gestão Governamental, Estratégia, Estratégia de Portfólio e Gerenciamento Estratégico. Professora da FUCAPE Business School, Presidente da Academia Capixaba de Ciências Contábeis (ACACICON) e Presidente da Rede Ver a Cidade.
Arilda Teixeira, Conselho Federal de Contabilidade
Doutora em Economia pela UFRJ. Especialista em Economia Internacional, Comércio Exterior, Economia Capixaba, Crescimento/ Desenvolvimento Econômico. Professora da FUCAPE Business School. Articulista da Revista ESBrasil.
Publicado
2020-07-17
Como Citar
CASTELO BRANCO, José Corsino Raposo et al. O gerenciamento de resultados e a insolvência em empresas brasileiras. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 243, p. 34-47, jul. 2020. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1865>. Acesso em: 05 ago. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.