Reconhecimento de receitas de contratos com clientes: uma investigação nos escritórios de contabilidade de Montes Claros (MG) quanto aos desafios para implementar a NBC TG 47

  • Fernando Batista Coutinho Filho Conselho Federal de Contabilidade
  • Carlos Renato Theóphilo Conselho Federal de Contabilidade
  • Sidnei Pereira da Silva Conselho Federal de Contabilidade
  • Ramon Vilasboas Dantas Xavier Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A NBC TG 47 (Receita de Contrato com Cliente), equivalente a IFRS 15 emitida pelo Iasb e Fasb, em vigor desde 1º/1/2018, representa significativa mudança no processo de reconhecimento de receita. Destacase que o profissional da contabilidade é o principal responsável pela correta aplicação dos procedimentos contábeis exigidos. Portanto, é indispensável que ele se mantenha sempre atualizado e preparado para superar os desafios da convergência das normas de contabilidade. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar os desafios encontrados pelos profissionais da contabilidade dos escritórios de contabilidade de Montes Claros (MG) quanto à implementação da NBC TG 47. Sobre a metodologia, este estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica e de campo, em que se aplicou questionário a profissionais da contabilidade responsáveis pelo departamento contábil ou pelos escritórios de contabilidade de Montes Claros (MG). Sobre os resultados, identificou-se como principais desafios: dificuldade no entendimento da norma devido a sua complexidade; o desafio com o idioma inglês e a influência da legislação fiscal na aplicação da norma. Portanto, conclui-se que 60% dos pesquisados conhecem a NBC TG 47, demonstrando que estes profissionais buscaram se atualizar. Por outro lado, ainda há 40% de profissionais que revelaram ter pouco ou nenhum conhecimento sobre norma. 

Biografia do Autor

Fernando Batista Coutinho Filho, Conselho Federal de Contabilidade
Contador, mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), contador e professor universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Carlos Renato Theóphilo, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professor-pesquisador da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Professor da Fipecafi/USP. Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis.
Sidnei Pereira da Silva, Conselho Federal de Contabilidade
Contador, pós-graduado em Gestão Contábil e Controladoria Empresarial pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e professor universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Ramon Vilasboas Dantas Xavier, Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Publicado
2020-07-17
Como Citar
COUTINHO FILHO, Fernando Batista et al. Reconhecimento de receitas de contratos com clientes: uma investigação nos escritórios de contabilidade de Montes Claros (MG) quanto aos desafios para implementar a NBC TG 47. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 243, p. 20-33, jul. 2020. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1864>. Acesso em: 05 ago. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.