Reconhecimento de receitas de contratos com clientes: uma investigação nos escritórios de contabilidade de Montes Claros (MG) quanto aos desafios para implementar a NBC TG 47
Resumo
A NBC TG 47 (Receita de Contrato com Cliente), equivalente a IFRS 15 emitida pelo Iasb e Fasb, em vigor desde 1º/1/2018, representa significativa mudança no processo de reconhecimento de receita. Destacase que o profissional da contabilidade é o principal responsável pela correta aplicação dos procedimentos contábeis exigidos. Portanto, é indispensável que ele se mantenha sempre atualizado e preparado para superar os desafios da convergência das normas de contabilidade. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é investigar os desafios encontrados pelos profissionais da contabilidade dos escritórios de contabilidade de Montes Claros (MG) quanto à implementação da NBC TG 47. Sobre a metodologia, este estudo baseou-se em pesquisa bibliográfica e de campo, em que se aplicou questionário a profissionais da contabilidade responsáveis pelo departamento contábil ou pelos escritórios de contabilidade de Montes Claros (MG). Sobre os resultados, identificou-se como principais desafios: dificuldade no entendimento da norma devido a sua complexidade; o desafio com o idioma inglês e a influência da legislação fiscal na aplicação da norma. Portanto, conclui-se que 60% dos pesquisados conhecem a NBC TG 47, demonstrando que estes profissionais buscaram se atualizar. Por outro lado, ainda há 40% de profissionais que revelaram ter pouco ou nenhum conhecimento sobre norma.
Publicado
2020-07-17
Como Citar
COUTINHO FILHO, Fernando Batista et al.
Reconhecimento de receitas de contratos com clientes: uma investigação nos escritórios de contabilidade de Montes Claros (MG) quanto aos desafios para implementar a NBC TG 47.
Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 243, p. 20-33, jul. 2020.
ISSN 2526-8414.
Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1864>. Acesso em: 26 jan. 2021.
doi: https://doi.org/10.17648/rbc.v0i243.1864.
Seção
Artigos
A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo. A revista não paga direitos autoral aos autores dos textos publicados. O detentor dos direitos autorais da revista é o Conselho Federal de Contabilidade - CFC.