O ensino da Contabilidade no Brasil sob a ótica de estudantes de graduação

  • Herberty Cerqueira Lima Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever aspectos do ensino contábil brasileiro sob perspectiva do discente de graduação. Para alcançá-lo, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva e feito um levantamento de dados quantitativos por meio de questionário disponibilizado na plataforma Google Forms, com questões baseadas na escala de Likert, com coleta de dados no período compreendido entre outubro de 2017 a maio de 2018.  Obteve-se como resultado que praticamente a metade dos discentes avaliaram como boa a qualidade de ensino e como excelentes as IES. Da mesma forma classificaram como boa a coordenação e os docentes do curso. Também foi perceptível um déficit relacionado ao conhecimento de línguas estrangeiras por parte dos respondentes. Conclui-se que o ensino da Ciência Contábil pode ser considerado como adequado segundo a percepção dos estudantes, não obstante considera-se que também há constante exigência em termos de melhoria quanto à formação de profissionais qualificados para atuar na profissão contábil.

##submission.authorBiography##

Herberty Cerqueira Lima, Conselho Federal de Contabilidade
Bacharelando em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana E-mail: herbertycerqueira@hotmail.com
Publicado
2019-06-28
Como Citar
LIMA, Herberty Cerqueira. O ensino da Contabilidade no Brasil sob a ótica de estudantes de graduação. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], v. 1, n. 237, p. 30-43, jun. 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1862>. Acesso em: 18 jul. 2019.

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/app/rbcv3/plugins/generic/recommendByAuthor/RecommendByAuthorPlugin.inc.php on line 114

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.