Remuneração de executivos e desempenho das companhias abertas brasileiras: uma visão empírica após a publicação da Instrução Normativa CVM 480

  • Cláudio Parisi Conselho Federal de Contabilidade
  • Juliano Augusto Orsi Araujo Conselho Federal de Contabilidade
  • Aldy Fernandes da Silva Conselho Federal de Contabilidade
  • Wilson Toshiro Nakamura Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A presente pesquisa visou responder à seguinte questão: Existe relação entre remuneração de executivos e o desempenho de companhias abertas brasileiras? O objetivo da pesquisa foi verificar se a remuneração dos executivos de companhias abertas brasileiras é influenciada pelo seu desempenho. Foi utilizada estimação por dados em painel com a observação de efeitos fixos e efeitos aleatórios. Os achados da pesquisa corroboram a teoria da Agência, pois há relação estatisticamente positiva e significante entre remuneração e desempenho da empresa. Apontou-se que há aumento na remuneração variável paga aos executivos quando há aumento do retorno para o acionista no exercício, no exercício imediatamente anterior e no segundo exercício anterior.

Biografia do Autor

Cláudio Parisi, Conselho Federal de Contabilidade
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Brasil (1999); professor pesquisador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Brasi.
Juliano Augusto Orsi Araujo, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Fecap, Brasil (2012); professor titular do Centro Universitário FECAP e FaatFaculdades, Brasil.
Aldy Fernandes da Silva, Conselho Federal de Contabilidade
Doutor em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo, Brasil (2003); professor pesquisador II da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Brasil.
Wilson Toshiro Nakamura, Conselho Federal de Contabilidade
Doutor em Administração pelo Fac. de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Brasil (1998); trabalha na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil.
Publicado
2020-07-16
Como Citar
PARISI, Cláudio et al. Remuneração de executivos e desempenho das companhias abertas brasileiras: uma visão empírica após a publicação da Instrução Normativa CVM 480. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 242, p. 72-87, jul. 2020. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1858>. Acesso em: 09 ago. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.