Reputação corporativa e desempenho: uma análise nas maiores companhias abertas do Brasil

  • André Aroldo Freitas de Moura Conselho Federal de Contabilidade
  • Sylvia Rejane Magalhães Domingos Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A pesquisa investiga a associação entre a reputação corporativa e o desempenho das maiores companhias abertas do Brasil. De natureza quantitativa, o estudo analisou cinco variáveis de desempenho: margem Ebitda, margem líquida, retorno sobre ativo, retorno sobre patrimônio líquido e alavancagem financeira. As empresas foram segregadas em dois grupos (1: Com Reputação e 2: Sem Reputação), a partir da participação no Ranking das Empresas Mais Sustentáveis Segundo a Mídia, proxy para reputação. A hipótese do estudo é que as empresas com reputação corporativa apresentam melhor desempenho. A população é composta pelas 100 maiores companhias abertas listadas no ranking da edição de 2012 da Revista Exame Maiores e Melhores, elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi). Os dados foram coletados em janeiro de 2013, possuem natureza secundária, são referentes a 31 de dezembro de 2011 e foram extraídos do banco de dados Economática®. Com base nos resultados do teste aplicado, nenhuma evidência pode ser inferida sobre a associação entre reputação corporativa e desempenho.

Biografia do Autor

André Aroldo Freitas de Moura, Conselho Federal de Contabilidade
Doutorando em Contabilidade e Finanças na University of Birmingham (UK), é mestre em Administração e Controladoria pela UFC na linha de pesquisa: Contabilidade, Controladoria e Finanças. É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Tecnologia em Segurança da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
Sylvia Rejane Magalhães Domingos, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Administração e Controladoria pela UFC na linha de pesquisa: Contabilidade, Controladoria e Finanças. É formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Atuou como bolsista de Iniciação à Docência da disciplina Legislação Tributária II, e na disciplina de Contabilidade Básica. Foi bolsista de Iniciação à Pesquisa. Atualmente, é bolsista de Apoio Técnico à Pesquisa 1A
Publicado
2020-07-16
Como Citar
DE MOURA, André Aroldo Freitas; DOMINGOS, Sylvia Rejane Magalhães. Reputação corporativa e desempenho: uma análise nas maiores companhias abertas do Brasil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 242, p. 58-71, jul. 2020. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1857>. Acesso em: 01 out. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.