Percepção dos discentes e grau de satisfação dos egressos com o curso de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade do Seridó (RN)

  • Sebastião Aésio Marinho Cézar Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a percepção dos discentes e a satisfação dos egressos com o curso de graduação em Ciências Contábeis, em uma faculdade da Região do Seridó do Rio Grande do Norte. Na metodologia, utilizou-se o método descritivo e quantitativo. A amostra envolvida na pesquisa foi de 71 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, sendo 43 discentes matriculados e 28 egressos. Os dados coletados foram tabulados por meio do software Excel e analisados de forma descritiva, além de inferencial, pelo software estatístico R, subsidiado pelo teste t para amostras independentes. Os principais resultados revelam uma significante taxa de egressos atuando no mercado de trabalho contábil regional e na satisfação pela profissão. Além disso, foi constatado que mais de 44% dos indicadores das médias analisadas sofreram redução em relação à percepção e satisfação dos discentes. Por fim, no contexto geral da pesquisa, a instituição apresentou resultados satisfatórios, tendo em vista que foram alcançados os resultados previstos na maioria dos itens analisados, além do que o resultado contribuiu para conhecer a percepção desses atores e no desenvolvimento Institucional. 

##submission.authorBiography##

Sebastião Aésio Marinho Cézar, Conselho Federal de Contabilidade
Especialista em Direito Previdenciário pelo Complexo Educacional Damásio de Jesus (CEDJ), graduado em Ciências Atuariais e Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor do curso de Ciências Contábeis, da Pós-Graduação, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Ouvidor da Faculdade do Seridó (FAS). E-mail: aesionat@yahoo.com.br
Publicado
2020-07-16
Como Citar
CÉZAR, Sebastião Aésio Marinho. Percepção dos discentes e grau de satisfação dos egressos com o curso de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade do Seridó (RN). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 241, p. 76-87, jul. 2020. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1849>. Acesso em: 02 dez. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.