Criatividade e inovação na profissão do contador como mecanismo de competitividade profissional

  • Warllen de Jesus Lima Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Com a globalização, os desafios tecnológicos e as mudanças mercadológicas em curso, as organizações depararam-se com grandes desafios os quais as impulsionaram a buscar soluções no meio empresarial. Tais mudanças refletiram sobre a Contabilidade e seus profissionais atuantes, que, por ser uma ciência que fornece informações e serviços a diversos usuários, tiveram que buscar alternativas e soluções inovadoras para atender a essas novas exigências requeridas pelos usuários da informação. Nesse cenário, atitudes não habituais consideradas soluções inovadoras e criativas começam a ser estimadas, motivando os profissionais da contabilidade a desenvolverem tais habilidades que se tornaram critério de competitividade no mercado atual. Considerando-se a discussão em torno do assunto, por meio de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, explicativa e método dedutivo, este estudo busca demonstrar como ações criativas e inovadoras podem contribuir para a profissão do contador e sua notoriedade profissional. Durante esse estudo, entre os resultados encontrados, verificou-se que a tecnologia exerce influência sobre o novo perfil do contador na atualidade, exigindo, além das habilidades técnicas, outras características que remetem a um perfil criativo e inovador na atuação profissional. Verificou-se também que a ausência de investimentos em inovação na Contabilidade trazem consequência para os negócios, como o aumento de erros nos processos e que o novo modelo flexível de escritório compartilhado conhecido como Coworking poderá ser uma oportunidade de estabelecer novas relações profissionais e conquista de novos clientes para os profissionais da contabilidade.

##submission.authorBiography##

Warllen de Jesus Lima, Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis-Unirb-2018 MBA em Gestão de Recursos Humanos- em andamento-Unifacs; especialista em Finanças com Ênfase em Gestão de RH-Faculdade de Ciências da Bahia-2019; coaching Especializado em Finanças-Instituto Financial Coaching-2019; assistente de Recursos Humanos na Borrachas Vipal Nordeste S/A. E-mail: warllen.jl@gmail.com
Publicado
2020-07-16
Como Citar
LIMA, Warllen de Jesus. Criatividade e inovação na profissão do contador como mecanismo de competitividade profissional. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 241, p. 54-61, jul. 2020. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1847>. Acesso em: 02 dez. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.