Metodologias de ensino utilizadas no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Volta Redonda)

  • Thaís da Silva Lemos Conselho Federal de Contabilidade
  • Julio Candido de Meirelles Junior Conselho Federal de Contabilidade
  • Sarah Rimoli Pires Conselho Federal de Contabilidade
  • Alessandra dos Santos Simão Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever as metodologias de ensino adotadas em sala de aula nas percepções dos discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Volta Redonda). A pesquisa tem abordagem qualitativa caracterizada como exploratório-descritiva. A amostra foi composta por alunos matriculados do 4º ao 8º período do curso de graduação em Ciências Contábeis do ICHS – VR, com a participação espontânea de 49 alunos. Os resultados indicam que a aula expositiva e resolução de exercícios lideram o ranking, seguidas de estudo de caso e laboratório, como a metodologia de ensino predominante no ensino da Contabilidade. Ficou evidenciado que o uso de metodologias ativas é relevante no processo de aprendizagem, assim como algumas metodologias classificadas como tradicionais.

Biografia do Autor

Thaís da Silva Lemos, Conselho Federal de Contabilidade
É bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense e professora da rede pública de ensino.E-mail: thais_lemos@hotmail.com
Julio Candido de Meirelles Junior, Conselho Federal de Contabilidade
Doutor (UFRRJ). Mestre em Ciências Contábeis, Especialista em Docência do Ensino Superior, Especialista em Administração Escolar, Especialista em Auditoria e Contabilidade Financeira, Especialista em Engenharia de Produção, Especialista em Controladoria Financeira, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância e graduado em Ciências Contábeis. Professor da Universidade Federal Fluminense.  Membro Efetivo Perpétuo da Academia Mineira de Ciências Contábeis. Pesquisador-Líder do Grupo de Pesquisa: Análise de Risco e Controladoria Estratégica (ARCONTE).E-mail: profjcm@gmail.com
Sarah Rimoli Pires, Conselho Federal de Contabilidade
É bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Administração Pública.E-mail: srimolip84@hotmail.com
Alessandra dos Santos Simão, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre (UFF). Graduação em Administração (UFF) e Ciências Contábeis (UFF); Especialização em Gestão Pública (2014) e Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão de EaD (UFF). Atualmente é bolsista - tutora (CEDERJ); Instrutora em Gestão no SENAC, e professora de Contabilidade Gerencial na Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA). Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação à distância, Metodologias de ensino, Estilos de Aprendizagem, Contabilidade Gerencial, Gestão de Custos, Finanças e Gestão de Empreendimentos.E-mail: ale.ssim@hotmail.com
Publicado
2019-05-03
Como Citar
LEMOS, Thaís da Silva et al. Metodologias de ensino utilizadas no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (Instituto de Ciências Humanas e Sociais – Volta Redonda). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], v. 2, n. 236, p. 76-87, maio 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1840>. Acesso em: 20 maio 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.