Características das certificações profissionais (obrigatórias e voluntárias) das áreas Contábil e de Finanças

  • José Alonso Borba Conselho Federal de Contabilidade
  • José Guilherme Soares Conselho Federal de Contabilidade
  • Denize Demarche Minatti Ferreira Conselho Federal de Contabilidade
  • Lucas Martins Dias Maragno Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O artigo apresenta as características das principais certificações obrigatórias e não obrigatórias com maior relevância internacional para profissionais das áreas Contábil e de Finanças. Os órgãos certificadores possuem, no mínimo, dez anos de existência e mais de 50 mil membros. Além disso, são líderes em seus campos de atuação. Destaca-se que a obrigatoriedade, tanto no Brasil como nos Estados Unidos surgiu devido à importância da Contabilidade,  em que órgãos reguladores optaram pela habilitação mediante certificações obrigatórias, enfrentando um aumento expressivo na demanda imediatamente após casos de irregularidades nas empresas. As certificações não obrigatórias, criadas normalmente por associações ou organizações de profissionais de mercado, vêm aumentando em termos de quantidade. Dentre os requisitos para obtenção das certificações, destaca-se a necessidade de diploma de graduação ou experiência profissional mínima equivalente. Os benefícios apontados recaem no aumento em compensações salariais ao longo da carreira, com diferença expressiva quando comparados aos pares sem certificação.

Biografia do Autor

José Alonso Borba, Conselho Federal de Contabilidade
É professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: j.alonso@ufsc.br
José Guilherme Soares, Conselho Federal de Contabilidade
É bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: j.guilherme.soares@hotmail.com
Denize Demarche Minatti Ferreira, Conselho Federal de Contabilidade
É professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: denize.minatti@ufsc.br
Lucas Martins Dias Maragno, Conselho Federal de Contabilidade
Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: lucas.maragno@ufsc.br
Publicado
2019-05-03
Como Citar
BORBA, José Alonso et al. Características das certificações profissionais (obrigatórias e voluntárias) das áreas Contábil e de Finanças. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], v. 2, n. 236, p. 48-61, maio 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1838>. Acesso em: 20 maio 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.