Implantação das normas internacionais de contabilidade: estudo comparativo entre Brasil e Portugal

  • José Luiz Nunes Fernandes Conselho Federal de Contabilidade
  • José Wilson Nunes Fernandes Conselho Federal de Contabilidade
  • Bárbara Ádria Oliveira Farias Fernandes Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O entendimento predominante, tanto na academia quanto no mercado é de que a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade lideradas pelo International Accounting Standards Board (Iasb) e operacionalizada por meio das International Financial Reporting Standards (IFRS) apresenta resultados positivos. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo identificar as ações convergentes e divergentes entre a implantação das normas internacionais de contabilidade subjacentes aos países coirmãos Brasil e Portugal. Para atingir o objetivo proposto, buscou-se por meio de pesquisa bibliográfica, descritiva e usando dados secundários, analisar os diversos entendimentos de autores nacionais e internacionais que permeiam o tema central. O resultado evidenciou que existem mais ações convergentes do que divergentes e significantes influências do Direito Romano ou Code Law, além de que o processo em ambos os países ainda está em construção.

Biografia do Autor

José Luiz Nunes Fernandes, Conselho Federal de Contabilidade
  É contador, professor universitário (UFPA), mestre em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP), consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC), perito contador da Justiça Federal em Belém (PA). E-mail: joseluiz@ufpa.br
José Wilson Nunes Fernandes, Conselho Federal de Contabilidade
    É contador, professor universitário (UFPA), e mestre em Administração (UFRN). E-mail: josewilson@famaz.br
Bárbara Ádria Oliveira Farias Fernandes, Conselho Federal de Contabilidade
  É contadora, mestre em Administração (USCS/SP) e doutoranda em Administração no PPGA da UNAMA. E-mail: barbaraadria@yahoo.com.br
Publicado
2019-02-28
Como Citar
FERNANDES, José Luiz Nunes; FERNANDES, José Wilson Nunes; FARIAS FERNANDES, Bárbara Ádria Oliveira. Implantação das normas internacionais de contabilidade: estudo comparativo entre Brasil e Portugal. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 235, p. 62-73, fev. 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1819>. Acesso em: 18 out. 2019. doi: https://doi.org/10.17648/rbc-vol0n235-1819.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.