Materialidade aplicada a relatórios de sustentabilidade assegurados: uma abordagem crítica à luz da pesquisa contábil

  • Estephanye Paganotti da Cunha Conselho Federal de Contabilidade
  • Ivone Fiorin Conselho Federal de Contabilidade
  • Renato Loureiro Faller Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Este ensaio teórico aborda lacunas quanto à pesquisa contábil ambiental e as limitações apresentadas por relatórios socioambientais. Indagam-se alguns pontos ainda não respondidos sobre sustentabilidade, como o fato de o assunto ser pouco pesquisado no Brasil. Isso posto, observa-se em foco o que é chamado na literatura de Ciência da Sustentabilidade, uma linha de conhecimento multidisciplinar que envolve diversas áreas de conhecimento, permitindo a experimentação e testes, em vez de apenas fazer uma seleção de ciência específica para encontrar a solução mais acertada. A materialidade contábil no âmbito da pesquisa ambiental, tendo em vista as óticas dos organismos mundiais, tais como, Financial Accounting Standards Board (Ffasb), Securities And Exchange Commission (Sec), International Accounting Standards Board (Iasb), Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB), que, apesar de ter como ponto positivo ser flexível, apresenta, ao mesmo tempo, como ponto negativo, essa mesma flexibilidade, que permite aos relatórios ambientais maior subjetividade e baixa objetividade. A referida flexibilidade pode fazer com que a empresa demonstre o que foi considerado bom, omitindo o que a instituição considere ruim na sua visão. Sendo assim, questionamentos são levantados sobre o escopo da Ciência da Sustentabilidade, da efetividade dos relatórios socioambientais apresentados e da clareza das demonstrações socioambientais, mediante a presença, ou não, de dispositivos legais.

Biografia do Autor

Estephanye Paganotti da Cunha, Conselho Federal de Contabilidade
É mestre em Ciências Contábeis Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) E-mail: estephanye@gmail.com
Ivone Fiorin, Conselho Federal de Contabilidade
  É mestre em Ciências Contábeis Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) E-mail: ivonefiorin.ac@gmail.com
Renato Loureiro Faller, Conselho Federal de Contabilidade
É mestre em Ciências Contábeis Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) E-mail: renato.faller@hotmail.com
Publicado
2019-02-28
Como Citar
DA CUNHA, Estephanye Paganotti; FIORIN, Ivone; FALLER, Renato Loureiro. Materialidade aplicada a relatórios de sustentabilidade assegurados: uma abordagem crítica à luz da pesquisa contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 235, p. 50-61, fev. 2019. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1818>. Acesso em: 18 out. 2019. doi: https://doi.org/10.17648/rbc-vol0n235-1818.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.