Relação do índice book-to-market de empresas brasileiras listadas na B3 com variáveis contábeis

  • Donizete Reina Conselho Federal de Contabilidade
  • William Aparecido Maciel da Silva Conselho Federal de Contabilidade
  • Diane Rossi Maximiano Reina Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O coeficiente book-to-market caracteriza-se pela vinculação tanto ao valor contábil quanto ao valor de mercado das empresas, possibilitando, para o investidor, identificar perspectivas futuras diante do contexto interno, assim como ter a visão dos investidores em relação à empresa. Dessa forma, busca-se, neste trabalho, analisar a relação de variáveis contábeis e o índice book-to-market em 190 companhias abertas brasileiras, no período de 2010 a 2016. Para tanto, foram utilizadas estatísticas descritivas e regressão linear com dados em painel. Como principais resultados, destacam-se a relação negativa entre o book-to-market e o valor de mercado, a relação negativa entre o endividamento e o book-to-market. Assim, à medida que as empresas investem, aumenta seu CAPEX e se espera, em média, que o book-to-market aumente. Para o modelo proposto e as variáveis selecionadas, estas apresentaram significância estatística para explicar as variações do book-to-market. Conclui-se que há uma relação significativa, positiva, entre as variáveis contábeis e o coeficiente book-to-market.

Biografia do Autor

Donizete Reina, Conselho Federal de Contabilidade
É professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo e doutorando em Contabilidade na Universidade Federal de Uberlândia (PPGCC/UFU). E-mail: dreina2@hotmail.com
William Aparecido Maciel da Silva, Conselho Federal de Contabilidade
Mestrando em Contabilidade na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). E-mail: william.vorax@gmail.com
Diane Rossi Maximiano Reina, Conselho Federal de Contabilidade
É doutora em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e é professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo. E-mail: dianereina@hotmail.com
Publicado
2020-07-14
Como Citar
REINA, Donizete; DA SILVA, William Aparecido Maciel; REINA, Diane Rossi Maximiano. Relação do índice book-to-market de empresas brasileiras listadas na B3 com variáveis contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 236, p. 22-35, jul. 2020. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1795>. Acesso em: 20 out. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.