Análise bibliométrica do perfil dos estudos acerca do Imposto Sobre Operação Relativa à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico no Brasil

  • Esthéfane Rubianne Feitosa Souza
  • Marília Gabrielly Santos de Souza
  • Isabella Christina Dantas Valentim
  • Alan Santos de Oliveira

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar o perfil das publicações brasileiras sobre ICMS ecológico. Para responder a esse questionamento, foi analisado por meio de estudo bibliométrico no período de 2001 a 2017, verificando os objetivos, benefícios e principais contribuições da adoção do ICMS Ecológico no país. Foi utilizado o site de pesquisa Google Acadêmico. As palavras-chave para pesquisa foram: “ICMS Ecológico”, “ICMS verde”, “meio ambiente” e “desenvolvimento sustentável”. Utilizou-se como procedimentos para análise, o método da análise de conteúdo. Quanto ao perfil e titulação dos autores, verificou-se que o autor que mais produziu foi Wilson Loreiro, com dois artigos. Além disso, entre os 20 autores analisados, a maioria é formado por doutores e mestres. Quanto às características metodológicas, evidenciou-se em relação à abordagem da pesquisa que houve uma predominância dos artigos qualitativos e quantitativos com 66,67%. No que tange aos procedimentos, a pesquisa documental/bibliográfica apresentou destaque com 50% dos artigos. Quanto aos objetivos, a maioria dos artigos foi classificada como “exploratório-descritivos”, correspondendo a 41,67%. Assim, diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que o ICMS Ecológico é um instrumento de suma importância para a preservação e conservação do meio ambiente.

Biografia do Autor

Esthéfane Rubianne Feitosa Souza
É bacharel em Ciências Contábeis pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba e técnico em Contabilidade pela Academia de Comércio Epitácio Pessoa.
Marília Gabrielly Santos de Souza
Graduanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. Técnica em Contabilidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.
Isabella Christina Dantas Valentim
É mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGContábeis) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professora dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira do Iesp e professora da pós-graduação em Gestão Fiscal e Tributária do Cesac.
Alan Santos de Oliveira
É mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFPB. É bacharel em Ciências Contábeis e Especialista em Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e professor assistente da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Publicado
2018-12-20
Como Citar
SOUZA, Esthéfane Rubianne Feitosa et al. Análise bibliométrica do perfil dos estudos acerca do Imposto Sobre Operação Relativa à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico no Brasil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], v. 234, p. 80-91, dez. 2018. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1785>. Acesso em: 19 maio 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.