Assurance: um estudo da verificação externa dos indicadores de sustentabilidade no Brasil

  • Rachel da Silva Caldas
  • Gabriela Borges Silveira
  • Luiz Alberton

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é identificar os indicadores de sustentabilidade que as empresas brasileiras submetem à verificação externa. Desse modo, quanto aos objetivos esta pesquisa, é classificada como descritiva, de abordagem qualitativa, por meio de procedimento documental. A amostra deste estudo consiste nas empresas listadas no Brasil, Bolsa, Balcão (B3), que submeteram os indicadores GRI-G4 à verificação externa, nos anos de 2014, 2015 e 2016. Os resultados permitiram conhecer quais indicadores foram submetidos à verificação externa, dentre eles destacam-se: o G4-10, relativo à força de trabalho; G4-20, o qual delimita a materialidade; G4-EC1, G4- EC2, G4- EC3 e G4- EC4, que se relacionam com desempenho econômico; e os G4-SO3, G4-SO4 e G4-SO5 relacionados aos indicadores de combate à corrupção. Adicionalmente, a pesquisa identificou que os setores de Utilidade Pública, Financeiros e Outros, Bens Industriais e Consumo não cíclico se destacaram em relação à asseguração dos indicadores de sustentabilidade. E que ainda, relativamente às empresas prestadoras de serviços, há preferência pelas auditorias independentes. 

Biografia do Autor

Rachel da Silva Caldas
É bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil (2018).
Gabriela Borges Silveira
É mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil (2018). Atua como professora substituta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil.
Luiz Alberton
É doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil (2002) e associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.
Publicado
2018-12-20
Como Citar
CALDAS, Rachel da Silva; SILVEIRA, Gabriela Borges; ALBERTON, Luiz. Assurance: um estudo da verificação externa dos indicadores de sustentabilidade no Brasil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], v. 234, p. 54-67, dez. 2018. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1783>. Acesso em: 26 mar. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.