Comportamento Estratégico e Formação do Preço de Venda - um estudo em empresas de arquitetura e urbanismo de Cascavel (PR)

  • Sabrina Denardi
  • Lucas Précoma Lorenzini

Resumo

A forma como a organização se relaciona com o seu ambiente interno e externo tende a retratar as suas estratégias, sejam estas de fixação no mercado, de desenvolvimento tecnológico, ações em vendas, entre outros. Buscando identificar o comportamento estratégico e os métodos de formação de preço de venda das empresas de arquitetura e urbanismo de Cascavel (PR), a presente pesquisa buscou as empresas registradas no Conselho de Arquitetos e Urbanistas (CAU) de Cascavel (PR), chegando ao número de 126 (cento e vinte e seis) empresas devidamente registradas. Destas, o contato foi estabelecido com 83 (oitenta e três) empresas, das quais apenas 34 (trinta e quatro) retornaram o questionário respondido. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva; quanto aos procedimentos, levantamento do tipo Survey; e quanto à abordagem do problema, tem caráter qualitativo. As informações geradas pela pesquisa apresentam relevância não só para as empresas, como também para o CAU da região, demonstrando os comportamentos estratégicos das empresas associadas e as estratégias utilizadas na formação de preço de venda, possibilitando assim uma melhor ação do conselho em benefício dos registrados. Por meio dos resultados encontrados, observou-se que o comportamento estratégico predominante é o analítico; a metodologia de formação de preço de venda é o custo do produto/serviço utilizado; e a estratégia de precificação mais comum entre os comportamentos é a de preços distintos.

Biografia do Autor

Sabrina Denardi
Graduada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; MBA executivo em Estratégias Empresariais e graduanda do último ano do curso de bacharelado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Univel.
Lucas Précoma Lorenzini
Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Univel, é especialista em docência no ensino superior pelo Centro Universitário Fag e em Gestão Estratégica de Custos pelo Centro Universitário Uninter. Mestrando em Contabilidade pela Unioeste Campus Cascavel, cidade onde reside atualmente, teve atuação profissional por nove anos como gestor Financeiro e de Custos. Há cinco anos atua como professor universitário, ministrando principalmente as disciplinas Contabilidade de Custos e Matemática Financeira para os acadêmicos de bacharelado e tecnólogos.
Publicado
2018-12-20
Como Citar
DENARDI, Sabrina; LORENZINI, Lucas Précoma. Comportamento Estratégico e Formação do Preço de Venda - um estudo em empresas de arquitetura e urbanismo de Cascavel (PR). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], v. 234, p. 10-25, dez. 2018. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1780>. Acesso em: 26 mar. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.