Análise bibliométrica do perfil dos estudos acerca do Imposto Sobre Operação Relativa à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico no Brasil
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar o perfil das publicações brasileiras sobre ICMS ecológico. Para responder a esse questionamento, foi analisado por meio de estudo bibliométrico no período de 2001 a 2017, verificando os objetivos, benefícios e principais contribuições da adoção do ICMS Ecológico no país. Foi utilizado o site de pesquisa Google Acadêmico. As palavras-chave para pesquisa foram: “ICMS Ecológico”, “ICMS verde”, “meio ambiente” e “desenvolvimento sustentável”. Utilizou-se como procedimentos para análise, o método da análise de conteúdo. Quanto ao perfil e titulação dos autores, verificouse que o autor que mais produziu foi Wilson Loreiro, com dois artigos. Além disso, entre os 20 autores analisados, a maioria é formado por doutores e mestres. Quanto às características metodológicas, evidenciou-se em relação à abordagem da pesquisa que houve uma predominância dos artigos qualitativos e quantitativos com 66,67%. No que tange aos procedimentos, a pesquisa documental/ bibliográfica apresentou destaque com 50% dos artigos. Quanto aos objetivos, a maioria dos artigos foi classificada como “exploratório-descritivos”, correspondendo a 41,67%. Assim, diante dos resultados obtidos, pode-se concluir que o ICMS Ecológico é um instrumento de suma importância para a preservação e conservação do meio ambiente.
Publicado
2020-07-03
Como Citar
SOUZA, Marília Gabrielly Santos de et al.
Análise bibliométrica do perfil dos estudos acerca do Imposto Sobre Operação Relativa à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico no Brasil.
Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 234, p. 80-91, jul. 2020.
ISSN 2526-8414.
Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1779>. Acesso em: 25 fev. 2021.
Seção
Artigos
A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo. A revista não paga direitos autoral aos autores dos textos publicados. O detentor dos direitos autorais da revista é o Conselho Federal de Contabilidade - CFC.