Análise bibliométrica dos artigos científicos sobre bancos islâmicos durante os anos de 2007 a 2017: afinal, o que estudar sobre bancos que não cobram juros?
Resumo
O surgimento dos bancos islâmicos se deu em função da crítica dos muçulmanos aos bancos convencionais que cobravam juros sobre suas atividades bancárias, fato que afrontava seus valores e princípios religiosos. Verificou-se, por parte dos muçulmanos, que a prática dos juros poderia provocar um efeito negativo no desenvolvimento do sistema socioeconômico ao redor do mundo, o que chocava frontalmente com os valores econômicos do Islã. A proibição da cobrança da riba no Islã pode ser vista como parte da visão geral da religião, que considera a economia islâmica orientada à moralidade e ao bem-estar social. Dessa forma, o sistema financeiro islâmico foi introduzido como uma alternativa ao sistema bancário convencional, inicialmente nos países de maioria islâmica e, nos tempos mais recentes, em diversos países ocidentais. Em função da temática tão singular para o mercado financeiro ocidental, o presente artigo teve como objetivo apresentar os resultados sobre o perfil dos artigos científicos em bancos islâmicos publicados nos periódicos recomendados pela Association of Business Schools (ABS), no período de 2007 a 2017, com vistas a ampliar o conhecimento acerca da evolução da divulgação dos estudos científicos em temas pouco explorados no Brasil. Para a realização deste artigo, foi executada uma pesquisa descritiva; quanto ao procedimento, foi do tipo bibliográfico e bibliométrico com abordagem quantitativa. Os resultados indicam que houve uma grande variedade entre os temas de finanças islâmicas abordados em periódicos internacionais, com a predominância para temas voltados ao mercado financeiro e à gestão de grandes negócios, sendo que estudos sobre governança corporativa e mercado de capitais islâmico foram os mais publicados.
Publicado
2020-07-03
Como Citar
EL KHATIB, Ahmed Sameer; GARCIA, Fabio Gallo.
Análise bibliométrica dos artigos científicos sobre bancos islâmicos durante os anos de 2007 a 2017: afinal, o que estudar sobre bancos que não cobram juros?.
Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 234, p. 38-53, jul. 2020.
ISSN 2526-8414.
Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1776>. Acesso em: 02 mar. 2021.
Seção
Artigos
A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo. A revista não paga direitos autoral aos autores dos textos publicados. O detentor dos direitos autorais da revista é o Conselho Federal de Contabilidade - CFC.