Análise da relação entre o modelo Andragógico, de Malcolm Knowles, e as características do ensino superior em Ciências Contábeis

  • Rodrigo Wiesner Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O ensino superior em Ciências Contábeis está intrinsecamente vinculado ao pragmatismo profissional do bacharelado, em contrapartida aos ensinamentos pedagógicos em licenciaturas. É notório que os princípios da Andragogia trazem benefícios para a educação de adultos, devido à vastidão de pesquisas realizadas na área. Porém, poucos estudos relacionados ao ensino superior em Contabilidade foram encontrados, o que motivou o desenvolvimento do objetivo de estudo, que é comparar os 6 princípios do modelo Andragógico, de Malcolm Knowles, com as características do ensino superior em Ciências Contábeis. Como metodologia de pesquisa, foi utilizado o método dedutivo na coleta de dados bibliográficos e, por meio do método comparativo, ressaltaram-se suas diferenças e similaridades mediante análise de quadros comparativos. As discussões deste estudo indicam que as diferenças identificadas não são um empecilho para a aplicação do modelo e a grande quantidade de características similares indicam a possibilidade de potencializar o ensino superior de adultos na Contabilidade e, inclusive, fomentar as práticas metodológicas para aqueles profissionais que não obtiveram uma devida formação complementar para o exercício da profissão docente.

##submission.authorBiography##

Rodrigo Wiesner, Conselho Federal de Contabilidade
Pós-graduação em Controladoria e Gestão Financeiras de Empresas pela UEG campus  Morrinhos (GO); pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera Uniderp (SP); bacharel em Ciências Contábeis pela UEG campus  Morrinhos (GO). Contador em empresa privada, nas áreas de Escrita Fiscal e Contábil, é professor na Faculdade de Morrinhos (FAM), no curso de Administração. E-mail: rodrigowiesner@gmail.com
Publicado
2018-11-05
Como Citar
WIESNER, Rodrigo. Análise da relação entre o modelo Andragógico, de Malcolm Knowles, e as características do ensino superior em Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 233, p. 24-35, nov. 2018. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1749>. Acesso em: 19 nov. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.