Valor percebido e perfil dos alunos do curso de Ciências Contábeis

  • Jéssica Regiane May Conselho Federal de Contabilidade
  • Jeancarlo Visentainer Conselho Federal de Contabilidade
  • Leila Chaves Cunha Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar o valor percebido e o perfil dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma IES localizada na mesorregião do Vale do Itajaí (SC). Trata-se de pesquisa descritiva e a abordagem do problema é quantitativa. A pesquisa é aplicada por meio de questionário encaminhado aos egressos do curso de Ciências Contábeis e obtiveram-se 149 questionários respondidos. Utiliza-se como técnica de análise dos dados a regressão linear múltipla para identificar a relação entre as dimensões do valor percebido e o valor geral percebido. Os resultados indicam que 67,8% dos egressos tem idade de até 30 anos; o motivo da escolha do curso mais evidenciado (49,7%) é a preparação para o mercado de trabalho; a dimensão com maior média (5,6) é valor emocional; a dimensão que mais  influencia o valor geral percebido é a funcional (desejo/satisfação), que diz respeito à utilidade econômica, associada ao valor para os estudantes no sentido de se conseguir um emprego futuro. A pesquisa apresenta limitações, no entanto contribui com os gestores acerca de identificar o perfil e a percepção dos egressos no que se refere ao valor atribuído ao curso de Ciências Contábeis.

Biografia do Autor

Jéssica Regiane May, Conselho Federal de Contabilidade
Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). E-mail: jeeh_may@hotmail.com
Jeancarlo Visentainer, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). E-mail: jv@unidavi.edu.br
Leila Chaves Cunha, Conselho Federal de Contabilidade
Doutora em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau. Professora e Coordenadora do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). E-mail: leila@unidavi.edu.br
Publicado
2018-08-31
Como Citar
MAY, Jéssica Regiane; VISENTAINER, Jeancarlo; CUNHA, Leila Chaves. Valor percebido e perfil dos alunos do curso de Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 232, p. 70-81, ago. 2018. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1727>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.