Perfil dos docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis: uma análise dos profissionais de Mato Grosso do Sul

  • Vanderlei Antonio Matieli Conselho Federal de Contabilidade
  • Emanoel Marcos Lima Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O perfil dos docentes do ensino superior é um tema bastante pesquisado e, no caso do curso de graduação em Ciências Contábeis, não é diferente. É necessário discussão e pesquisa visando melhorar a abordagem pedagógica e demonstrar a importância dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) na formação dos docentes, assim como a importância da formação continuada visando à qualidade na formação do profissional da contabilidade. Diante disso, surge a questão de pesquisa: Qual é o perfil dos professores de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Mato Grosso do Sul que trabalham nessa formação? Com o objetivo de responder, qualitativamente, a essa questão, a metodologia adotada neste estudo é descritiva, sendo utilizado um questionário estruturado com 22 questões, que, depois de um pré-teste, foi aplicado nas instituições com cursos presenciais. A amostra da pesquisa foi de 72 respondentes, na sua maioria masculinos (68,1%), com tempo de docência entre 7 e 25 anos; 73,6% são graduados em Ciências Contábeis; todos têm pós-graduação, sendo 20 lato sensu e 52 stricto sensu; 65,3% participaram de orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e bancas examinadoras nos últimos dois anos. A maioria (54,2%) não palestrou neste mesmo período, mas participou de eventos como ouvinte (93,1%).

Biografia do Autor

Vanderlei Antonio Matieli, Conselho Federal de Contabilidade
Contador graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (2017). E-mail: vanderleimatieli@gmail.com
Emanoel Marcos Lima, Conselho Federal de Contabilidade
Doutor e mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e pós-graduado em Perícia e Investigação Contábil Financeira Empresarial pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação, em convênio com a Universidade Católica Dom Bosco. É professor associado da Escola de Administração e Negócios (Esan) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). E-mail: emanoel.lima@ufms.br
Publicado
2018-08-31
Como Citar
MATIELI, Vanderlei Antonio; LIMA, Emanoel Marcos. Perfil dos docentes do curso de graduação em Ciências Contábeis: uma análise dos profissionais de Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 232, p. 30-43, ago. 2018. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1724>. Acesso em: 10 dez. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.