Percepção dos profissionais da contabilidade mineiros sobre o Programa de Educação Profissional Continuada

  • Florence de Senna Oliveira Conselho Federal de Contabilidade
  • Eduardo Mendes Nascimento Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar qual é a percepção dos contadores de Minas Gerais sobre o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) dos profissionais da contabilidade criado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Para tanto, buscou-se conhecer como os profissionais têm cumprido o PEPC e quais são suas opiniões sobre a necessidade de estudos contínuos nessa área; forma como se apresenta hoje o PEPC; a norma que o regula; sua abrangência; as atividades propostas; a obrigação; e a punição descritas nela. A pesquisa foi caracterizada como descritiva, de levantamento, na qual foram utilizadas estatística descritiva e análise de conteúdo na amostra de dados coletada. O questionário utilizado foi construído de forma que possibilitasse conhecer o tipo de respondente, especificamente, se é, ou não, obrigado a cumprir o PEPC, sua área de atuação, tempo e tipo de formação, entre outras informações e, posteriormente, conhecer sua percepção sobre aspectos referentes à Educação Continuada na área de Contabilidade. O estudo revelou que os profissionais da contabilidade de Minas Gerais concordam com a necessidade do PEPC, tendo em vista que as mudanças constantes nas legislações e nos negócios exigem que os profissionais estejam em constante aprendizado. A grande maioria acredita que as atividades propostas são adequadas, assim como a punição para aqueles que não cumprem a norma, julgando também pertinente a ideia de que o PEPC deveria se expandir a todos os profissionais cadastrados no CRC, a fim de melhorar a qualidade da classe contábil como um todo.
 

Biografia do Autor

Florence de Senna Oliveira, Conselho Federal de Contabilidade
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: fsenna_oliveira@hotmail.com
Eduardo Mendes Nascimento, Conselho Federal de Contabilidade
Contador e professor universitário (UFMG). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), possui especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e é doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2017). É professor do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Controladoria e Contabilidade do Departamento de Ciências Contábeis da UFMG  (Cepcon). E-mail: e.mn@uol.com.br
Publicado
2018-06-27
Como Citar
OLIVEIRA, Florence de Senna; NASCIMENTO, Eduardo Mendes. Percepção dos profissionais da contabilidade mineiros sobre o Programa de Educação Profissional Continuada. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 231, p. 80-95, jun. 2018. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1698>. Acesso em: 15 jul. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.