Livro Registro do Controle da Produção e do Estoque (Bloco K) e suas respectivas exigências no Sped: um estudo sobre as percepções dos profissionais da contabilidade

  • Fernando Zatti (orientado) Conselho Federal de Contabilidade
  • Tagiane Graciel Fiorentin Tres (orientadora) Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O Bloco K - Livro Registro do Controle da Produção e do Estoque se destina a prestar informações mensais da produção e do respectivo consumo de insumos e do estoque escriturado, que é obrigatório aos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados e também pelos atacadistas, com vigência inicial em janeiro de 2017 para empresas com faturamento superior a R$300.000.000,00. O presente trabalho tem como objetivo identificar quais são os desafios enfrentados pelos profissionais da contabilidade na implantação e adequação do Livro Registro do Controle da Produção e do Estoque, o Bloco K. Para tanto, foi realizada uma pesquisa diagnóstica com uma abordagem mista, com a aplicação de um questionário para os profissionais da contabilidade responsáveis pelos escritórios de contabilidade dos municípios de Constantina (RS) e Sarandi (RS). A pesquisa aponta para a necessidade de as empresas implantarem e/ou aperfeiçoarem seus controles gerenciais visando cumprir com as obrigações fiscais satisfatoriamente. Também infere-se que há a necessidade de os profissionais da contabilidade ampliarem sua área de atuação perante seus clientes, no sentido de auxiliá-los na implantação/melhoramento dos controles gerenciais, no intuito de obter informações fidedignas, precisas e tempestivas para atender as obrigações fiscais, entre elas, o Bloco K.

Biografia do Autor

Fernando Zatti (orientado), Conselho Federal de Contabilidade
Acadêmico do curso de Ciências Contábeis na Universidade de Passo Fundo (RS). E-mail: fernando_zatti@hotmail.com
Tagiane Graciel Fiorentin Tres (orientadora), Conselho Federal de Contabilidade
Contadora CRCRS 66.519-O. É professora Universitária na Universidade de Passo Fundo (RS), mestre em Educação (UPF) e especialista em Controladoria e Gestão Tributária (UPF). É especialista em Contabilidade Pública (Unijui/RS) E-mail: ta_graci@hotmail.com/tfiorentin@upf.br
Publicado
2018-06-27
Como Citar
(ORIENTADO), Fernando Zatti; (ORIENTADORA), Tagiane Graciel Fiorentin Tres. Livro Registro do Controle da Produção e do Estoque (Bloco K) e suas respectivas exigências no Sped: um estudo sobre as percepções dos profissionais da contabilidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 231, p. 40-51, jun. 2018. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1695>. Acesso em: 22 set. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.