Estudo comparativo entre a Contabilidade Aplicada ao Setor Público brasileiro e canadense

  • Gabriel Jesus de Souza Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) vem passando, ao longo das últimas décadas, por profundas mudanças. Entre outras, essas mudanças decorrem da ampliação dos mecanismos de controle social, da cobrança da transparência dos gastos governamentais e, principalmente, do avanço nas formas de responsabilização dos governos. Nesse sentido, o presente estudo visa realizar uma análise comparativa (cross-country analysis) entre a Contabilidade Aplicada ao Setor Público brasileiro e canadense, evidenciando as suas principais características, similaridades e diferenças. Para cumprir esse objetivo, buscou-se uma revisão bibliográfica, explorando os principais assuntos que envolvem a temática. A importância da análise comparativa deve-se, principalmente, ao atual processo de harmonização contábil internacional no âmbito do setor público, que visa proporcionar maior comparabilidade e transparência aos usuários da informação contábil. Do estudo efetuado, constata-se que o sistema jurídico e político influencia sobremaneira a estrutura do sistema de contabilidade dos dois países e ratifica-se a evolução da Contabilidade em ambos os países de forma célere, ao longo dos últimos anos, considerando a tendência em curso mundial de convergência aos padrões internacionais.

##submission.authorBiography##

Gabriel Jesus de Souza, Conselho Federal de Contabilidade
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (2008), especialização em Contabilidade Pública (2009), Auditoria do Setor Público (2013) e Administração Pública (2017). E-mails: gabrielsouza2002@yahoo.com.br; gabrieljsouza@hotmail.com  
Publicado
2018-04-30
Como Citar
DE SOUZA, Gabriel Jesus. Estudo comparativo entre a Contabilidade Aplicada ao Setor Público brasileiro e canadense. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 230, p. 68-81, abr. 2018. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1680>. Acesso em: 26 maio 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.