Adoção de normas internacionais de contabilidade e seus impactos nos índices econômico-financeiros: o caso da empresa Natura Cosméticos
Resumo
Neste artigo, faz-se uma análise dos índices econômico-financeiros da empresa Natura Cosméticos, objetivando identificar possíveis impactos nos indicadores de desempenho da companhia após a obrigatoriedade da adoção de práticas contábeis consoantes com as normas internacionais (IFRS). Nesse sentido, foi feita uma análise das demonstrações contábeis da companhia, a saber: o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício. Tal análise se mostra relevante para o controle e o planejamento operacional das organizações e, consequentemente, no melhoramento da saúde financeira por meio da utilização de técnicas e fórmulas usuais. O estudo de caso foi empreendido por meio da comparação do cálculo dos índices nos setes anos anteriores (2003-2009) e nos sete posteriores (2010-2016) à convergência integral das novas normas. A pesquisa é caracterizada como bibliográfica, documental, quantitativa, longitudinal e descritiva. Por meio dos resultados obtidos, identificaram-se maiores impactos nos índices de Participação de Capital de Terceiros, Imobilização do Patrimônio Líquido e na Margem Líquida, os quais tiveram um desempenho desfavorável para a empresa. Além disso, o retrospecto do desempenho médio de cada indicador revelou uma piora em oito dos indicadores analisados.
Publicado
2018-04-30
Como Citar
SILVA, Luciana Maria da et al.
Adoção de normas internacionais de contabilidade e seus impactos nos índices econômico-financeiros: o caso da empresa Natura Cosméticos.
Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 230, p. 42-55, abr. 2018.
ISSN 2526-8414.
Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1677>. Acesso em: 18 fev. 2019.
Seção
Artigos
A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo. A revista não paga direitos autoral aos autores dos textos publicados. O detentor dos direitos autorais da revista é o Conselho Federal de Contabilidade - CFC.