A contabilização do ICMS sob a ótica do CPC 30 e seus reflexos na demonstração de resultado

  • Genisleide Santana Santos Conselho Federal de Contabilidade
  • Orientador: Edgard Dantas Santos Junior Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A apresentação das contas nas demonstrações deve ser feita de forma mais objetiva e clara possível, principalmente a conta estoque, que tem grande representatividade no balanço e na DRE quando esta forma o CMV. Nesse sentido, esta pesquisa tem por finalidade responder à seguinte questão: Como a Contabilidade moderna pode auxiliar a apresentação de informações mais claras, objetivas e fidedignas quanto ao ICMS da compra de mercadorias nos registros contábeis? Com base nesse pressuposto, este estudo tem como objetivo geral analisar a contabilização do ICMS sob a ótica do CPC 30 e seus reflexos na demonstração de resultado. Para obtenção das respostas, utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica. Nos resultados foi possível analisar que o registro da Contabilidade moderna é bastante apreciável; primeiro, informa-se o valor do ICMS a pagar, em seguida, verifica-se quantas unidades foram vendidas e faz baixa do passivo da conta ICMS diferido. As despesas com o referido imposto passam a ficar com o mesmo valor que foi desembolsado, diferentemente no método tradicional, que desconsidera o valor abatido pelo crédito da compra. O método alternativo apontado pelo CPC 30 torna a DRE mais apresentável.

Biografia do Autor

Genisleide Santana Santos, Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em ciências contábeis pela Faculdade de Negócios de Sergipe (Fanese). Contadora atuante na área fiscal e palestrante em temas atuais ligados às áreas tributária e contábil. E-mail: lssantanaleide@gmail.com
Orientador: Edgard Dantas Santos Junior, Conselho Federal de Contabilidade
Especialista em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário, especialista em Finanças Empresariais e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes. Profissional atuante com larga experiência nas áreas de Custos e Contabilidade Tributária. Professor de graduação e pós-graduação Faculdade Fanese e sócio do escritório de Contabilidade Soluções Contabilidade. E-mail: professoredgardjr@gmail.com
Publicado
2018-04-30
Como Citar
SANTOS, Genisleide Santana; JUNIOR, Orientador: Edgard Dantas Santos. A contabilização do ICMS sob a ótica do CPC 30 e seus reflexos na demonstração de resultado. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 230, p. 22-31, abr. 2018. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1673>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.