Quais os principais problemas de sustentabilidade ambiental enfrentados por instituições de ensino públicas?
Resumo
As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas também devem preocupar-se com questões de sustentabilidade e buscar aderir a Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, dando o exemplo à sociedade. O presente artigo tem como objetivo geral verificar os principais problemas de sustentabilidade ambiental em IES públicas de Santa Catarina com base na A3P. Para atender a este objetivo, têm-se os seguintes objetivos específicos: realizar um levantamento das publicações em eventos e periódicos com a aplicação do Sistema Contábil Gerencial Ambiental – SICOGEA em IES públicas; identificar os indicadores para cálculo da sustentabilidade; e verificar os Planos Resumidos de Gestão 5W2H existentes nos estudos. A metodologia quanto aos objetivos considera-se descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos trata-se de bibliográfica. No que se refere à abordagem do problema qualitativa. Ao final, concluiu-se que o indicador deficitário com índice mais elevado está relacionado à ecoeficiência da prestação de serviço e atendimento ao acadêmico, com 50%, seguido de indicadores contábeis, com 30%. Para a resolução desses conflitos, tem-se a gestão dos resíduos como mais citada, seguida de elaboração do balanço social e adequação da estrutura física.
Publicado
2018-03-09
Como Citar
SANTA, Stephane Louise Boca; PFITSCHER, Elisete Dahmer.
Quais os principais problemas de sustentabilidade ambiental enfrentados por instituições de ensino públicas?.
Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 229, p. 56-67, mar. 2018.
ISSN 2526-8414.
Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1660>. Acesso em: 18 fev. 2019.
Seção
Artigos
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