Quais os principais problemas de sustentabilidade ambiental enfrentados por instituições de ensino públicas?

  • Stephane Louise Boca Santa Conselho Federal de Contabilidade
  • Elisete Dahmer Pfitscher Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) públicas também devem preocupar-se com questões de sustentabilidade e buscar aderir a Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, dando o exemplo à sociedade. O presente artigo tem como objetivo geral verificar os principais problemas de sustentabilidade ambiental em IES públicas de Santa Catarina com base na A3P. Para atender a este objetivo, têm-se os seguintes objetivos específicos: realizar um levantamento das publicações em eventos e periódicos com a aplicação do Sistema Contábil Gerencial Ambiental – SICOGEA em IES públicas; identificar os indicadores para cálculo da sustentabilidade; e verificar os Planos Resumidos de Gestão 5W2H existentes nos estudos. A metodologia quanto aos objetivos considera-se descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos trata-se de bibliográfica. No que se refere à abordagem do problema qualitativa. Ao final, concluiu-se que o indicador deficitário com índice mais elevado está relacionado à ecoeficiência da prestação de serviço e atendimento ao acadêmico, com 50%, seguido de indicadores contábeis, com 30%. Para a resolução desses conflitos, tem-se a gestão dos resíduos como mais citada, seguida de elaboração do balanço social e adequação da estrutura física.

##submission.authorBiography##

Elisete Dahmer Pfitscher, Conselho Federal de Contabilidade
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) E-mail: elisete.pfitscher@gmail.com
Publicado
2018-03-09
Como Citar
SANTA, Stephane Louise Boca; PFITSCHER, Elisete Dahmer. Quais os principais problemas de sustentabilidade ambiental enfrentados por instituições de ensino públicas?. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 229, p. 56-67, mar. 2018. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1660>. Acesso em: 22 set. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.