Desastre ambiental em Mariana, Minas Gerais (MG): um estudo à luz da teoria da Legitimidade

  • Nadielli Maria dos Santos Galvão Conselho Federal de Contabilidade
  • João Arlindo de Vasconcelos Monteiro Conselho Federal de Contabilidade
  • Andreza Cristiane Silva de Lima Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O presente estudo teve como objetivo averiguar a estratégia de legitimidade da empresa envolvida no caso do desastre ambiental na cidade de Mariana, em Minas Gerais, a mineradora Samarco, verificando a importância dada às informações ambientais nos relatórios de administração da companhia. Para o alcance do objetivo, realizou-se uma análise documental no relatório escolhido entre os anos de 2008 a 2014 e no Balanço de Ações publicado em 2015. Averiguou-se que, entre 2008 a 2014, as sentenças sobre questões ambientais representavam em média 16,19% dos relatórios de administração publicados. No entanto, em 2015, após a tragédia, este mesmo tema representou 25,29% do Balanço de Ações, o que denota preocupação por parte da empresa em legitimar-se perante a sociedade. Algo que também merece destaque é a frequência da palavra “água” principalmente após as graves secas que atingiram a região de Minas Gerais (MG). Após o desastre, foi constatado que as palavras mais destacadas no Balanço de Ações foram “Rio” e “Doce”, fazendo referência ao rio atingido pela tragédia, “Minas”, “Gerais”, “Espírito”, “Santo”, “Mariana” e “Rodrigues” referindo-se aos locais atingidos, bem como a expressão “comunidade”.

Biografia do Autor

Nadielli Maria dos Santos Galvão, Conselho Federal de Contabilidade
Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é professora assistente da Universidade Federal de Sergipe (UFSE). E-mail: profa.nadielligalvao@gmail.com
João Arlindo de Vasconcelos Monteiro, Conselho Federal de Contabilidade
É bacharelando em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco E-mail: jvasconcelosmonteiro@gmail.com
Andreza Cristiane Silva de Lima, Conselho Federal de Contabilidade
É mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: andrezacslima@gmail.com
Publicado
2018-03-09
Como Citar
GALVÃO, Nadielli Maria dos Santos; MONTEIRO, João Arlindo de Vasconcelos; LIMA, Andreza Cristiane Silva de. Desastre ambiental em Mariana, Minas Gerais (MG): um estudo à luz da teoria da Legitimidade. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 229, p. 14-29, mar. 2018. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1657>. Acesso em: 22 set. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.