Controle interno municipal: um estudo na cidade de São Gonçalo dos Campos (BA)

  • Fernando Gentil de Souza Conselho Federal de Contabilidade
  • Aline Barbosa de Oliveira Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O controle interno é fundamental para aprimorar procedimentos patrimoniais e possibilitar a adequada gestão dos recursos públicos, principalmente no cenário atual de adoção de normas internacionais. Assim, este trabalho objetiva analisar a atuação e o funcionamento do controle interno no Município de São Gonçalo dos Campos (BA), frente às normas regulamentadoras. Para atender aos objetivos pretendidos, foi realizado um estudo descritivo de caráter qualitativo, por meio da técnica de estudo de caso, com aplicação de questionários aos servidores da Secretaria de Finanças da prefeitura e análise documental do Relatório Mensal de Controle Interno (RCI) referente ao primeiro semestre de 2015. Entre os principais resultados encontrados, constatou-se que o Sistema de Controle Interno do município existe desde o ano de 2005 e que as atividades realizadas pela controladoria se concentram no acompanhamento dos limites legais e no cumprimento das normas referentes à licitação, à execução contábil e financeira e à prestação de contas entre outros, sendo atividades reguladoras e fiscalizadora da ação governamental devido ao caráter legal dos relatórios elaborados. No entanto, necessita de aperfeiçoamento no que concerne à emissão de relatórios gerenciais para a tomada de decisão. Entre os principais resultados encontrados, constatou-se que o Sistema de Controle Interno do município, existente desde 2005, concentra suas atividades na controladoria, mediante o acompanhamento dos limites legais e no cumprimento das normas de licitação, à execução contábil e financeira e à prestação de contas, que são atividades reguladoras e fiscalizadoras da ação governamental, devido ao caráter legal dos relatórios elaborados. Assim, necessita de aperfeiçoamento no que concerne à emissão de relatórios gerenciais para a tomada de decisão.

Biografia do Autor

Fernando Gentil de Souza, Conselho Federal de Contabilidade
É doutor em Contabilidade pela Universidade de Zaragoza (Espanha, 2017) e possui mestrado em Contabilidade e Finanças pela mesma universidade (Espanha, 2009). Com experiência profissional e acadêmica na área pública. Seu trabalho está enfocado nas normas internacionais, IPSAS. É autor do site www.gentilgames.com e atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Email: fernando.gentil@ufpe.br
Aline Barbosa de Oliveira, Conselho Federal de Contabilidade
É pós-graduanda em Auditoria e Perícia pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (2017) e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2015). Possui experiência na área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis e Auditoria, especificamente na área pública, atuando nessa área. Email: alineoliveira@ufrb.edu.br
Publicado
2017-12-21
Como Citar
SOUZA, Fernando Gentil de; OLIVEIRA, Aline Barbosa de. Controle interno municipal: um estudo na cidade de São Gonçalo dos Campos (BA). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 228, p. 64-75, dez. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1648>. Acesso em: 26 maio 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.