Contabilidade do Terceiro Setor: cooperativas médicas e operadoras de planos de sáude

  • Carolina Cristina Valente de Campos Conselho Federal de Contabilidade
  • Josiane Gattis Corrêa Giacomelli Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo o estudo da Contabilidade sob a ótica das normas internacionais e nacionais, e dos parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a qual submete às empresas do setor de saúde, sendo elas de iniciativa privada, tendo como problema da pesquisa: Existem divergências entre as Normas contábeis e as normas emitidas pela ANS? Por meio do estudo de caso e da pesquisa bibliográfica, foi possível constatar que as resoluções emitidas pela ANS estão em consonância com as normas internacionais e, consequentemente, com as Normas Brasileiras de Contabilidade, sendo o que existe é apenas uma adequação para o ramo de saúde suplementar. Pela análise das Demonstrações Contábeis, foi possível comparar se as medidas aplicadas às empresas que não possuem influência de autarquias federais são equivalentes às que estão sob a observância da ANS. Apontou-se que muitos dos métodos, aos quais as Cooperativas Médicas e Operadoras de Planos de Saúde precisam aderir, estão de acordo com as normas internacionais e brasileiras, sendo que ainda existem tratamentos em fase de adequação, e a ANS se mantém, em constante atualização, para que as suas resoluções estejam equiparadas aos parâmetros internacionais e nacionais.

Biografia do Autor

Carolina Cristina Valente de Campos, Conselho Federal de Contabilidade
É graduada em Ciências Contábeis pela Unisociesc e trabalha na contabilidade da Unimed Joinville. Email: carolinac@joinville.unimedsc.com.br
Josiane Gattis Corrêa Giacomelli, Conselho Federal de Contabilidade
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade da Região de Joinville (2001) e mestrado em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (2012). Atualmente é professor do Centro Universitário Leonardo da Vinci e professor da Faculdade Cenecista de Joinville, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, análise de balanço, coligadas e controladas, impairment e reservas. Foi Gerente de Controladoria da Univille de 2002 a 2014.
Publicado
2017-12-21
Como Citar
CAMPOS, Carolina Cristina Valente de; GIACOMELLI, Josiane Gattis Corrêa. Contabilidade do Terceiro Setor: cooperativas médicas e operadoras de planos de sáude. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 228, p. 38-51, dez. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1645>. Acesso em: 26 maio 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.