Lógica Nebulosa: uma abordagem na Contabilometria para análise das demonstrações contábeis da Petrobras

  • Orientador Luciano Gomes dos Reis Universidade Estadual de Londrina
  • Anderson Martins de Melo

Resumo

A lógica clássica, ou booleana, se resume em provar se um determinado fato é verdadeiro ou falso, bom ou ruim. A Lógica Nebulosa, em meio a apenas duas respostas possíveis, trouxe a possibilidade de obter respostas alternativas para uma afirmativa, podendo ainda ponderar estes resultados e encontrar respostas mais concisas, baseadas em conhecimento humano entrelaçado com a matemática e a estatística. Esta pesquisa científica tem como propósito principal demonstrar uma forma de avaliação econômico-financeira da Petrobras, utilizando a Lógica Nebulosa aplicada na Contabilometria, com base em suas demonstrações contábeis dos últimos dez exercícios financeiros. Espera-se com os resultados da pesquisa verificar a viabilidade de se investir, ou não, em ações da empresa e com que grau de ponderação, além de servir como suporte à administração da empresa e como ferramenta para a tomada de decisões por parte de todos os usuários da Contabilidade. A metodologia utilizada contempla uma pesquisa de natureza descritiva e experimental, empregando o levantamento de dados na forma bibliográfica e documental. Conclui-se com os resultados da pesquisa que existe uma tendência negativa na análise econômico-financeira da Petrobras, sendo um investimento “ruim” adquirir ações da empresa.

Biografia do Autor

Orientador Luciano Gomes dos Reis, Universidade Estadual de Londrina
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina, é mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá e doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (2008). Possui pós-doutorado em Ciências Contábeis pela Furb e é professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis, atuando no curso de mestrado em Administração de Empresas e no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina. É coordenador do curso de Especialização em Contabilidade Financeira e Tributária e é docente de diversos cursos de pós-graduação. Tem experiência na área contábil, com ênfase em Contabilidade Societária, Gestão de Custos e Tópicos Contemporâneos de Contabilidade. É consultor ad hoc de diversos congressos e periódicos científicos e pesquisador atuante nas áreas de Contabilidade Societária, Processos de Mudança em Contabilidade Gerencial, Indicadores Contábeis, Relatórios de Sustentabilidadr e áreas afins. E-mail: lucianoreis@uel.br ou professorlucianoreis@gmail.com
Anderson Martins de Melo
É graduado em Ciências Contábeis pela PUCPR e é mestrando Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial pela Unini, nos EUA. É especialista em Contabilidade Financeira e Tributária, em Estatística com Ênfase em Pesquisa Quantitativa e em Contabilidade e Controladoria Empresarial pela UEL. E-mail: anderson.hmrock@gmail.com
Publicado
2017-08-28
Como Citar
REIS, Orientador Luciano Gomes dos; MELO, Anderson Martins de. Lógica Nebulosa: uma abordagem na Contabilometria para análise das demonstrações contábeis da Petrobras. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 226, p. 68-81, ago. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1604>. Acesso em: 29 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.