Exame de Suficiência contábil: uma análise dos conteúdos de formação profissional nas provas de 2011 a 2015

  • Orientador: Prof. Dr. Wenner Gláucio Lopes Lucena UFPB
  • Herbert Augusto Gomes Bezerra UFPB

Resumo

O estabelecimento de uma política de expansão do ensino superior no Brasil fez com que o número de novos cursos de graduação aumentasse de forma considerável. O aumento de cursos de graduação em Ciências Contábeis e a busca de se analisar se esses concluintes estão aptos para exercer a profissão levaram o Conselho Federal de Contabilidade a adotar o Exame de Suficiência para os estudantes de Contabilidade. A prova aborda diversos pontos que foram trabalhados na graduação dos estudantes, inclusive os assuntos que estão ligados à formação profissional do contador. Esse estudo tem por objetivo analisar o comportamento dos conteúdos referentes à formação profissional e os resultados obtidos nessas questões dos Exames de Suficiência contábil de 2011 a 2015, totalizando 10 edições. A metodologia utilizada é classificada como descritiva, documental e predominantemente quantitativa. Os resultados obtidos correspondem à quantidade de questões de cada disciplina, com o detalhamento do seu conteúdo programático; à análise dos acertos nas questões de formação profissional; e à correlação entre esse acerto na matéria e a aprovação dos estudantes. Entre os principais resultados, aponta-se que a disciplina com maior volume de questões foi a de Contabilidade Geral, com 146 questões das 500 possíveis. A maior média de acerto de questões entre as disciplinas é a de Perícia Contábil. Conclui-se que o foco principal do Exame é com relação às questões de formação profissional, com 76% do total de questões, e que a disciplina com maior destaque é a de Contabilidade Geral, cujo conteúdo programático é o maior entre todas as disciplinas listadas no Edital, sendo plenamente justificável pela quantidade de situações que envolvem o uso da disciplina no dia a dia do profissional da contabilidade.

Biografia do Autor

Orientador: Prof. Dr. Wenner Gláucio Lopes Lucena, UFPB
Doutor em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN (2011), é professor-adjunto III da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é coordenador do curso de Graduação em Ciências Contábeis UFPB e avaliador de curso de Graduação e Tecnológico, “Presencial” e “a Distância” do Ministério da Educação (MEC/SINAES). Atua como docente e orientador no curso de Mestrado do Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFPB. Participa como pesquisador de vários grupos de pesquisa cadastro no CNPq. Email: wdlucena@yahoo.com.br
Herbert Augusto Gomes Bezerra, UFPB
É bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2016. E-mail: bezerraherbert@gmail.com
Publicado
2017-08-28
Como Citar
LUCENA, Orientador: Prof. Dr. Wenner Gláucio Lopes; BEZERRA, Herbert Augusto Gomes. Exame de Suficiência contábil: uma análise dos conteúdos de formação profissional nas provas de 2011 a 2015. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 226, p. 58-67, ago. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1603>. Acesso em: 18 set. 2020.

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