Controle Gerencial e Inovação: um estudo em uma indústria tecnológica de Recife (PE)

  • Paulo Ricardo Nascimento Moura
  • Luana Andrade Farias de Oliveira
  • Orientadora Juliana Gonçalves de Araújo UFPE
  • Orientador Tiago de Moura Soeiro UFPE

Resumo

Este estudo tem por objetivo verificar como ocorre o processo de equilíbrio entre a adoção de controles gerenciais (por meio de artefatos) e a inovação em uma indústria tecnológica localizada em Recife (PE). A justificativa para essa pesquisa envolve dois aspectos: i) relevância do entendimento da relação controle x Inovação; ii) acesso a uma empresa de tecnologia com adoção de pesquisa e desenvolvimento. Com este fundamento, utilizou-se do Uso Diagnóstico e Uso Interativo dos sistemas de Controle Gerencial proposto por Simons (1995, 2000), aplicando-o ao estudo desta indústria, por meio da entrevista presencial com o controller da organização e, posteriormente, desenvolveu-se a análise do conteúdo extraído. Como resultado, verificou-se que essa empresa utiliza-se dos controles gerenciais tradicionais, ou seja, como ferramenta de acompanhamento. Também se verificou que a utilização dos controles gerenciais não impedem a Inovação na organização e, sim, as estimulam, remetendo a uma relação de equilíbrio da tensão controle x inovação.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Nascimento Moura
É graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Santa Helena. E-mail: prnmconsult@gmail.com
Luana Andrade Farias de Oliveira
É graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Santa Helena. E-mail: luanaafo@gmail.com
Orientadora Juliana Gonçalves de Araújo, UFPE
É doutoranda em Administração pela UFPE, e mestre em Ciências Contábeis pela UFPE. E-mail: juhliana.araujo@gmail.com
Orientador Tiago de Moura Soeiro, UFPE
É mestre e doutorando em Ciências Contábeis pela UFPE. E-mail: mourasoeiro@gmail.com
Publicado
2017-08-28
Como Citar
MOURA, Paulo Ricardo Nascimento et al. Controle Gerencial e Inovação: um estudo em uma indústria tecnológica de Recife (PE). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 226, p. 24-33, ago. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1599>. Acesso em: 18 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.