Ferramentas Informatizadas Utilizadas na Auditoria

  • Paula Melo de Andrade Alves
  • Arlindo de Oliveira Freitas

Resumo

No mundo atual, observamos a presença da informática em diversos segmentos da sociedade. O avanço tecnológico tem influenciado a Contabilidade, e o propósito deste artigo é apresentar as ferramentas informatizadas utilizadas na auditoria e quais são os benefícios trazidos por elas. Esse artigo foi desenvolvido utilizando pesquisas bibliográficas em livros, periódicos e artigos já publicados, tanto nacionais, quanto internacionais. Essa pesquisa apresenta um ramo conhecido como Técnicas de Auditoria Assistidas por Computador (TAAC), que é o uso de sistemas informatizados para melhorar a eficiência e eficácia de um trabalho de auditoria. As ferramentas são instrumentos utilizados pelo auditor para atingir suas metas definidas no planejamento de auditoria, independente do tipo de auditoria praticada. A pesquisa também apresenta tipos de ferramentas que podem ser utilizadas em trabalhos de auditoria, com suas vantagens e desvantagens, a fim de trazer um compilado não só dos benefícios da automação da auditoria, mas também tipos de softwares. As ferramentas podem ser classificadas em generalistas, especializadas ou de utilidade geral. O software mais comumente utilizado é chamado de software generalista, como, por exemplo, o Audit Command Language (ACL), presente no Brasil desde 1996 e utilizado por diversas empresas.

Biografia do Autor

Paula Melo de Andrade Alves
É graduada em Ciências Contábeis na Universidade Federal Fluminense (UFF) de Volta Redonda (RJ). Trabalhou como funcionária pública na Prefeitura Municipal de Volta de Redonda e exerceu a função de estagiária na área de RH da empresa Ambev.
Arlindo de Oliveira Freitas
É graduado em Ciências Contábeis pela Associação Brasileira de Ensino Universitário (Abeu) (1987), em História pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE)(1990) e em  Ciências Jurídicas pela Universidade Gama Filho (UGF) (1994). Possui especialização em Magistério Superior em Direito (Unesa) (1996), em Direito Civil e Processo Civil (Unesa) (1998) e em Controladoria com Ênfase nas àreas Tributárias e de Custos (Unesa) (1999). É mestre em Gestão e Estratégia Empresarial pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004) e, atualmente, é professor da Universidade Federal Fluminense.
Publicado
2017-06-30
Como Citar
ALVES, Paula Melo de Andrade; FREITAS, Arlindo de Oliveira. Ferramentas Informatizadas Utilizadas na Auditoria. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 225, p. 78-87, jun. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1576>. Acesso em: 16 jun. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.