Formação Acadêmica em Ciências Contábeis e sua Relação com o Mercado de Trabalho: A Percepção de Formandos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior

  • Bruna Novais da Silva
  • Cintia Lopes Santana
  • Júlio Candido de Meirelles Junior

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção de alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense de Volta Redonda (RJ), quanto à formação acadêmica e a preparação profissional oferecida pela instituição para ingressar no mercado de trabalho. A pesquisa envolveu 42 alunos prováveis formandos do segundo semestre do curso de Ciências Contábeis da universidade. A metodologia utilizada teve por base a pesquisa descritiva por meio de levantamento e a abordagem se enquadra como quantitativa e qualitativa. A partir da análise dos resultados encontrados, observou-se que os alunos, em sua maioria, acreditam que o mercado exige um profissional que constantemente se atualize. Também foi encontrado certo nível de concordância parcial quanto à aquisição de competências necessárias para ingressar e atuar no mercado durante o curso e, de forma menos vigorosa, à adequação da grade curricular do curso da UFF à formação do contador atual. Conclui-se, portanto que, de acordo com a percepção dos alunos, a instituição vem atendendo a grande parte das suas expectativas, mas ainda precisa dispor de condições que assegure aos estudantes meios de inserção profissional.

Biografia do Autor

Bruna Novais da Silva
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF) de Volta Redonda (RJ), foi premiada por reconhecimento do mérito acadêmico pela UFF em 2016 e bolsista do Programa de Bolsas Mobilidade UFF no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (Iscal) em 2015. Trabalhou como monitora de sociologia e estratégia empresarial na UFF em 2013 e 2014, respectivamente.
Cintia Lopes Santana
Estudante de Ciências Contábeis na Universidade Federal Fluminense (UFF) de Volta Redonda (RJ), possui experiência profissional na área de Controladoria Geral do Município na Prefeitura de Porto Real de Fevereiro de 2014 a 2016, exercendo a função de estagiária.
Júlio Candido de Meirelles Junior
Doutor em Ciência, Tecnologia e Inovação pelo Programa Binacional Brasil e Argentina, com ênfase em Políticas Públicas Comparadas no Mercosul, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, é mestre em Ciências Contábeis e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. Possui experiência na área de Ciências Contábeis, Administração, Economia e Planejamento. Detentor do Prêmio Ivan Carlos Gatti.
Publicado
2017-06-30
Como Citar
SILVA, Bruna Novais da; SANTANA, Cintia Lopes; MEIRELLES JUNIOR, Júlio Candido de. Formação Acadêmica em Ciências Contábeis e sua Relação com o Mercado de Trabalho: A Percepção de Formandos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 225, p. 66-77, jun. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1575>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.