Avaliação da Aprendizagem no Curso de Ciências Contábeis: Uma Abordagem a Partir dos Instrumentos Avaliativos dos Planos de Ensino das Disciplinas do Eixo Profissional

  • Marcio Roberto Piccoli
  • Vania Tanira Biavatti

Resumo

O artigo objetiva identificar os instrumentos de avaliação da aprendizagem propostos pelos docentes da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), a partir da análise documental dos planos de ensino das disciplinas do eixo profissional do curso de Ciências Contábeis.  O diferencial da pesquisa foi relacionar a teoria sobre o tema, os instrumentos de avaliação obrigatórios e os aplicados pelos docentes a partir das análises de seus planos de ensino, mesmo com poucos estudos sobre avaliação no ensino superior, fazendo uma triangulação entre a teoria estudada, os instrumentos utilizados pelos professores e a exigência do Regimento da Universidade. O estudo  buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: Diante das mais variadas formas de avaliação de ensino e aprendizagem, e sob o olhar das pesquisas sobre o tema, quais as estratégias de avaliação utilizadas pelos docentes das disciplinas do eixo profissional do curso de Ciências Contábeis da Unoesc de Joaçaba? Foram identificados 23 planos de ensino, os quais foram considerados a partir de uma análise descritiva, relacionando-os com a teoria abordada e o exigido pelo Regimento Interno da Instituição. Como conclusões,  foi possível identificar que, em todas as disciplinas, os docentes utilizam a estratégia de exercício como ferramenta de aprendizagem e que não sugerem em seus planos leituras adicionais, exceto quando em seminários. Conclui-se, ainda, que todos os professores utilizam a prova como instrumento de avaliação, sendo que a utilização de outros instrumentos têm forte relação com o perfil do professor e a disciplina ministrada.

Biografia do Autor

Marcio Roberto Piccoli
Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Regional de Blumenau (FURB), é professor da área das Ciências das Humanidades da Unoesc, Campus de Joaçaba. É contador público.
Vania Tanira Biavatti
Doutora em Ciências Sociais-Políticas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é mestre em Educação Ensino Superior pela Universidade Regional de Blumenau. Atua como docente do Mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau Mestrado em Ciências Contábeis.
Publicado
2017-06-30
Como Citar
PICCOLI, Marcio Roberto; BIAVATTI, Vania Tanira. Avaliação da Aprendizagem no Curso de Ciências Contábeis: Uma Abordagem a Partir dos Instrumentos Avaliativos dos Planos de Ensino das Disciplinas do Eixo Profissional. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 225, p. 52-65, jun. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1574>. Acesso em: 17 jul. 2019.

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/app/rbcv3/plugins/generic/recommendByAuthor/RecommendByAuthorPlugin.inc.php on line 114

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.