Políticas Públicas de Expansão do Acesso ao Ensino Superior no Brasil e as Estratégias Adotadas nas Universidades Comunitárias do RS para Ampliação do Número de Alunos nos Cursos de Ciências Contábeis: Os Casos da UPF, Unisc, Univates e da Unijuí

  • Jéssica Conte
  • Nelton Carlos Conte

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a contribuição dos programas Prouni e Fies no aumento do número de matrículas dos cursos de Ciências Contábeis em Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, cujo procedimento técnico utilizado foi a pesquisa de levantamento, com uma amostra composta por quatro universidades comunitárias do Estado do Rio Grande do Sul: UPF, Unisc, Univates e Unijuí. O resultado apontou expansão do número de alunos matriculados com bolsas Prouni e financiamento Fies, com diferentes estratégias adotadas pelas universidades em estudo, sendo que umas focaram na expansão no primeiro programa, outras, no segundo programa, e um terceiro grupo aderindo a ambos os programas federais. As considerações finais apontam para a importância dessas políticas, se não no aumento das matrículas, pela sua manutenção, em um cenário no qual os fatores econômicos, ampliação do número de IES e de novos cursos de graduação, principalmente na modalidade “a distância”, podem contribuir para a redução nas matrículas dos cursos de Ciências Contábeis das instituições estudados.

Biografia do Autor

Jéssica Conte
Bacharel em Ciências Contábeis (UPF) e auxiliar contábil. E-mail: jessica-conte@hotmail.com
Nelton Carlos Conte
Bacharel em Ciências Contábeis (UCS), é especialista em Contabilidade Gerencial e Finanças – UCS, mestre e doutor em Desenvolvimento Regional Unisc. Professor Adjunto - Universidade de Passo Fundo (UPF), é vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC).
Publicado
2017-06-30
Como Citar
CONTE, Jéssica; CONTE, Nelton Carlos. Políticas Públicas de Expansão do Acesso ao Ensino Superior no Brasil e as Estratégias Adotadas nas Universidades Comunitárias do RS para Ampliação do Número de Alunos nos Cursos de Ciências Contábeis: Os Casos da UPF, Unisc, Univates e da Unijuí. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 225, p. 40-51, jun. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1573>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.