A Utilidade das Informações Contábeis como Suporte à Gestão Patrimonial: Um Estudo de Caso Sobre o Superior Tribunal Militar

  • Arthur Mesquita Camargo

Resumo

Mais de 20 anos após o início da reforma gerencial na administração pública, constata-se que a adoção do gerencialismo não foi efetiva nos três níveis de Governo. A falta de reorientação da contabilidade pública para um viés mais gerencial pode ser considerada um dos motivos que prejudicou a consolidação do novo sistema gerencial. Em outras palavras, como tomar melhores decisões sem possuir melhores informações? Nessa perspectiva, nos últimos anos, o Governo federal vem promovendo sucessivas mudanças nos métodos e modelos de contabilidade pública. Contudo, a despeito dos avanços contábeis dos últimos anos, há de se ressaltar a visão do usuário desta informação. Partindo disso, definiu-se como objetivo geral verificar a utilidade das informações contábeis que dão suporte à gestão patrimonial no âmbito da administração pública. Para alcançar o objetivo de pesquisa, utilizaram-se do método de estudo de caso, entrevistas semiestruturadas com recursos visuais e dados secundários, por meio de pesquisa de referências bibliográficas e documentais – relatórios e documentos internos. Com os resultados obtidos, concluiu-se que, no âmbito do órgão analisado, quanto mais próximo do fenômeno econômico está o usuário, maior e melhor é a utilidade da informação contábil, entretanto, quanto mais distante o usuário se encontra, menor é a utilidade da informação contábil.

##submission.authorBiography##

Arthur Mesquita Camargo
Mestre em Administração Pública pela Universidade de Brasília, é especialista em Contabilidade Pública (Unisul/2014) e em Finanças Públicas (Esaf/2011). É graduado em Ciências Contábeis (UCB/ 2009) e em Administração (IESA/2011). Profissionalmente, atua como professor, consultor e pesquisador. No campo acadêmico, atua como professor titular do curso de graduação em Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Católica de Brasília e, também, como instrutor de Orçamento Público e Finanças Públicas no Centro de Formação da Câmara dos Deputados - Cefor. Como Consultor, atua em empresas públicas e privadas nas áreas de Administração Pública, Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Finanças Públicas e Tecnologia da Informação aplicada à Gestão Pública. Como pesquisador, realiza pesquisas nas áreas de Finanças Públicas, Contabilidade Pública, Administração Pública e Poder Legislativo.
Publicado
2017-06-30
Como Citar
CAMARGO, Arthur Mesquita. A Utilidade das Informações Contábeis como Suporte à Gestão Patrimonial: Um Estudo de Caso Sobre o Superior Tribunal Militar. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 225, p. 10-25, jun. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1571>. Acesso em: 18 jul. 2019.

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/app/rbcv3/plugins/generic/recommendByAuthor/RecommendByAuthorPlugin.inc.php on line 114

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.