Problem Based Learning - PBL no Ensino de Contabilidade - Guia Orientativo para Professores e Estudantes da Nova Geração

  • Daiana Bragueto Martins Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O livro aborda uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores, cujas competências a serem desenvolvidas no percurso da universidade, amparadas pelas demandas legais da Contabilidade, estão em conformidade com o resultado da aplicação do Problem Based Learning (PBL).Organizado em sete capítulos, o livro começa com uma reflexão sobre o ensino da nova geração de contadores. No Capítulo 2, o PBL, como uma abordagem construtivista, é confrontado com a denominada vertente tradicional de ensino. O Capítulo 3 traz os elementos essenciais do PBL: história, características e bases para seu desenvolvimento. O Capítulo 4 evidencia o processo avaliativo das disciplinas que contemplam a avaliação de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) na abordagem do PBL. Já no Capítulo 5, os relatos de experiências com o método são reportados pelas entrevistas com pesquisadores e professores, em âmbitos nacional e internacional, que aplicaram/aplicam o PBL em suas disciplinas. Na sequência, no Capítulo 6, são detalhadas duas experiências em PBL no ensino superior de Contabilidade, ambas ocorridas na Universidade de São Paulo (FEA/USP e FEA/RP). No último capítulo, diante de um determinado cenário, simula-se uma experiência de formulação de problema e condução em sala de aula, passo a passo, para o professor iniciar sua trajetória acadêmica com o PBL.Esta obra originou-se de um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e  de uma dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Aplicação A obra é indicada para a formação dos futuros profissionais que se preparam para atuar no mercado, como contadores, controllers, consultores, administradores, auditores, peritos, engenheiros, empreendedores, futuros empresários e gestores. Leitura complementar para disciplinas nas áreas de Contabilidade e Administração que se utilizem de Problem Based Learning como metodologia de ensino.Editora: AtlasAutoras: Daiana Bragueto Martins e Márcia Maria dos Santos Bortolocci EspejoPáginas: 176

Biografia do Autor

Daiana Bragueto Martins, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Autora
Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo, Conselho Federal de Contabilidade
Autora
Publicado
2017-02-21
Como Citar
MARTINS, Daiana Bragueto; BORTOLOCCI ESPEJO, Márcia Maria dos Santos. Problem Based Learning - PBL no Ensino de Contabilidade - Guia Orientativo para Professores e Estudantes da Nova Geração. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 223, p. 88, fev. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1513>. Acesso em: 04 abr. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.