Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público: um estudo sobre a adequação dos municípios pertencentes ao Corede Rio da Várzea (RS)1

  • Tagiane Graciel Fiorentin Tres Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Daniela Regina Zantedeschi Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O presente estudo trata da adequação da contabilidade dos municípios que fazem parte do Corede Rio da Várzea (RS) às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, buscando a convergência aos padrões internacionais. Teve-se como finalidade analisar se as prefeituras estão realmente aderindo aos procedimentos exigidos pelas normas. No que se refere à metodologia, esta pesquisa se classifica como diagnóstico, com objetivo descritivo, abordagem quantitativa e realizada na forma de levantamento, abrangendo 20 municípios da região. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário formatado em dois blocos de questões e enviado, através de e-mail, para os profissionais da contabilidade das prefeituras durante o mês de outubro de 2015. O estudo deixou claro que, apesar de grande parte dos procedimentos exigidos pelas normas já estar sendo realizado, ainda há muito a fazer para alcançar uma completa convergência aos padrões internacionais. A implantação do sistema de custos, a reavaliação e o ajuste de ativos são exemplos do que ainda deve ser melhorado.

Biografia do Autor

Tagiane Graciel Fiorentin Tres, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
É contadora e  professora na Universidade de Passo Fundo (RS); mestranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo(UPF/RS); especialista em Controladoria e Gestão Tributária pela UPF/RS; e especialista em Contabilidade Pública pela Unijui (RS).E-mail: ta_graci@hotmail.com; tfiorentin@upf.br
Daniela Regina Zantedeschi, Conselho Federal de Contabilidade
É acadêmica do Curso de Ciências Contábeis na Universidade de Passo Fundo (RS).E-mail: danielazantedeschi@hotmail.com
Publicado
2017-02-21
Como Citar
TRES, Tagiane Graciel Fiorentin; ZANTEDESCHI, Daniela Regina. Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público: um estudo sobre a adequação dos municípios pertencentes ao Corede Rio da Várzea (RS)1. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 223, p. 74-87, fev. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1511>. Acesso em: 21 fev. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.