Importância da auditoria interna na visão dos controllers e cooperados de um sistema de cooperativas de crédito

  • Ítalo Rodrigo Batista Silva Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Marcos Igor da Costa Santos Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo apresentar os principais benefícios e a importância da Auditoria Interna para as cooperativas de crédito. O estudo foi classificado como descritivo e, quanto aos objetivos, utilizou como procedimentos a pesquisa de campo e aplicou uma abordagem qualitativa por meio da aplicação de um questionário a um sistema de cooperativas de crédito das regiões Norte e Nordeste, composto por uma cooperativa central e 25 cooperativas singulares. Como principais conclusões da pesquisa, observou-se que os cooperados e controllers têm uma visão positiva da auditoria interna no que se refere aos benefícios trazidos por ela, como: importância da auditoria interna para a cooperativa; a confiança trazida por ela; qualidade dos serviços de auditoria; e participação da auditoria interna na tomada de decisões. A pesquisa evidenciou ainda que, para os entrevistados, a auditoria interna possui como principais benefícios a identificação dos riscos dos negócios e a diminuição de fraudes.

Biografia do Autor

Ítalo Rodrigo Batista Silva, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
É graduado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal da Paraíba, e pós-graduando no curso de Especialização em Auditoria Contábil e Fiscal, pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba.E-mail: italo.rodrigo.batista@gmail.com
Marcos Igor da Costa Santos, Conselho Federal de Contabilidade
Possui graduação, especialização e mestrado em Ciências Contábeis e é graduado em Direito. Atualmente, é docente efetivo na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).E-mail: marcosigor2508@gmail.com
Publicado
2017-02-21
Como Citar
SILVA, Ítalo Rodrigo Batista; SANTOS, Marcos Igor da Costa. Importância da auditoria interna na visão dos controllers e cooperados de um sistema de cooperativas de crédito. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 223, p. 58-73, fev. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1510>. Acesso em: 21 fev. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.