A afirmação do ensino técnico comercial no Brasil no contexto da Era Vargas (1930-1945)

  • Eduardo Cristiano Hass da Silva Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Prof.Drª. Maria Helena Camara Bastos Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O surgimento do ensino comercial no Brasil está ligado à vinda da Família Real Portuguesa para o Rio de Janeiro, que provocou um avanço contábil no País, estimulando a necessidade de profissionais da área comercial, entre eles, o guarda-livros. Apesar dessas origens, o ensino comercial é organizado e a profissão de contador foi regulamentada apenas em 30 de junho de 1931, com o Decreto n.º 20.158, de Francisco Campos, e, em dezembro de 1943 foi assinada pelo Presidente da República, Getúlio Vargas, e por Gustavo Capanema a Lei Orgânica do Ensino Comercial, sob o Decreto-Lei n.º 6.141/1943. A proposta deste trabalho consiste em analisar o ensino técnico comercial brasileiro a partir das Reformas Educacionais de Francisco Campos e Gustavo Capanema, traçando as relações entre ambas as reformas e o contexto da chamada Era Vargas. Ao longo do trabalho, serão analisadas partes dos decretos-leis referenciados, estudados em diálogo com a bibliografia referente ao período examinado. Desse modo, os resultados apresentados são parciais e evidenciam as relações entre as reformas educacionais e a importância da compreensão do processo histórico que perpassa o ensino da Contabilidade no Brasil.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é mestrando em História pela mesma instituição e bolsista integral pela Capes. Pesquisador de História da Educação, tem realizado trabalhos sobre História do Ensino Comercial, da Contabilidade e dos Técnicos Contábeis no Rio Grande do Sul.           E-mail: eduardo.cristiano@acad.pucrs.br
Prof.Drª. Maria Helena Camara Bastos, Conselho Federal de Contabilidade
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente, é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Cultura Escolar, Pesquisa, Educação e Século XIX. Maître de conference Service d’Histoire de l’’education/SHE-INRP(Paris/França, 1996; 2005); Visiting Scholar a Università degli studi di Macerata/UNIMC-Itália (fev-mai. 2016). Coordena o Grupo de Pesquisa - Conecting History of Education.             E-mail: mhbastos@pucrs.br
Publicado
2017-02-21
Como Citar
DA SILVA, Eduardo Cristiano Hass; BASTOS, Prof.Drª. Maria Helena Camara. A afirmação do ensino técnico comercial no Brasil no contexto da Era Vargas (1930-1945). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 223, p. 22-31, fev. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1507>. Acesso em: 04 abr. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.