Informações de custos no setor público: um estudo de caso em uma universidade do Estado da Bahia

  • Herval da Silva Moura Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Jayne Mesquita da Silva Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A apuração de custos é relevante para a gestão de qualquer entidade, seja ela pública ou privada. O processo de convergência aos padrões internacionais pelo qual a contabilidade pública vem passando fez com que aumentasse a cobrança para a apuração dos custos dos produtos das atividades governamentais. O assunto também é tema presente na legislação que norteia a administração pública no Brasil. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo descobrir como são apurados os custos na Universidade Estadual de Feira de Santana, buscando-se também identificar o custo anual por aluno para a IES. A metodologia utilizada foi a pesquisa de caráter descritivo, com a realização de um estudo de caso na universidade. A análise mostrou que a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) possui o Sistema de Apropriação de Custos Públicos para controle de seus custos, porém o sistema não vem sendo utilizado do modo recomendado. Além disso, a maneira como está estruturado não disponibiliza informações que seriam relevantes para a gestão da IES, como o custo de cada atividade realizada ou o custo por aluno ou por curso. A partir das informações disponibilizadas, extraídas do sistema Fiplan, com base no acompanhamento das metas físicas das ações orçamentárias, foi possível criar um modelo de apuração do custo das atividades-fim da universidade e encontrar o custo por aluno no ano de 2014.

Biografia do Autor

Herval da Silva Moura, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Doutor em Contabilidade pela Universidade do Minho, em Portugal, com revalidação pela USP como Doutor em Controladoria e Contabilidade. Possui o Mestrado em Contabilidade e a Especialização em Auditoria pela Fundação Visconde de Cairu. É graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995) e em Direito pela Faculdade Anísio Teixeira (2016). É professor adjunto e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana.Email: mourash@terra.com.br
Jayne Mesquita da Silva, Conselho Federal de Contabilidade
É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, especificamente na área pública, atuando nessa área.Email: jaynemesquita@gmail.com
Publicado
2017-01-09
Como Citar
MOURA, Herval da Silva; SILVA, Jayne Mesquita da. Informações de custos no setor público: um estudo de caso em uma universidade do Estado da Bahia. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 222, p. 80-93, jan. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1490>. Acesso em: 17 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.