Contabilidade Tributária: a utilização de métodos quantitativos para a análise de processos tributários

  • Edson José Borges Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Sandra Alves Conselho Federal de Contabilidade
  • Jackline Ilka Becker Conselho Federal de Contabilidade
  • Tiago R.L. das Neves Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal abordar a importância da utilização dos métodos quantitativos pelo profissional da área tributária. Para tanto, além de abordar a importância do profissional e da Contabilidade Tributária para as organizações, construiu-se um cenário fictício no qual uma empresa sofre uma auditoria fiscal em função de uma atividade intercorrente realizada em uma determinada operação comercial. Todavia, consoante o subprincípio do numerus clausus, a empresa contesta aspectos contidos no relatório fiscal pela ausência da tipicidade cerrada e da hipótese de incidência formulada no respectivo laudo fiscal. Nesse cenário, analisa-se a probabilidade de sucesso ou insucesso em um processo no âmbito administrativo e judiciário. Dessa forma, a pesquisa utiliza-se do teorema de Bayes e da Árvore de Decisão para analisar quantitativamente o risco inerente a um processo dessa natureza. A metodologia utilizada para o presente estudo foi classificada como sendo pesquisa quantitativa e aplicada, com objetivos descritivos e como procedimento de pesquisa bibliográfica. O trabalho conclui que o processo deverá seguir para a discussão na esfera judiciária, já que há uma probabilidade de 45% de lograr sucesso. Portanto, a partir de um cenário simples, porém corriqueiro, a utilização de instrumentos quantitativos pelo contador tributário para auxiliar o administrador no processo decisório é relevante, pois o contador tributário evidencia a melhor opção em valores monetários, e a probabilidade medida é apresentada em frações percentuais de obter sucesso ou insucesso no processo. 

Biografia do Autor

Edson José Borges, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Doutorando em Contabilidade, pela Universidade do Minho e Universidade de Aveiro (PT), é mestre em Contabilidade, pela Universidade de Blumenau. Possui graduação em Ciências Contábeis, pela Universidade da Região de Joinville. Atua como contador e é professor de Contabilidade no Centro Universitário Católica de Santa Catarina.          E-mail: edson.jose.boges@ua.pt
Sandra Alves, Conselho Federal de Contabilidade
É doutora em Contabilidade e professora-adjunta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA) da Universidade de Aveiro (PT).E-mail: sandra.alves@ua.pt.
Jackline Ilka Becker, Conselho Federal de Contabilidade
É graduanda em Ciências Contábeis no Centro Universitário Católica de Santa Catarina e atua como consultora tributária na Martinelli Advogados.E-mail: jack_ib@hotmail.com.
Tiago R.L. das Neves, Conselho Federal de Contabilidade
É graduando em Ciências Contábeis no Centro Universitário Católica de Santa Catarina e  funcionário do Ministério Público da União.                E-mail: tiago.neves@catolicasc.org.br 
Publicado
2017-01-09
Como Citar
BORGES, Edson José et al. Contabilidade Tributária: a utilização de métodos quantitativos para a análise de processos tributários. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 222, p. 66-79, jan. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1489>. Acesso em: 22 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.