Educação a Distância (EaD): a percepção dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) acerca do Exame de Suficiência

  • Iris Ribeiro de Melo Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Wellington Dantas de Sousa Conselho Federal de Contabilidade
  • Juliana Reis Bernardes Conselho Federal de Contabilidade
  • Josias Santana dos Santos Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis na modalidade a distância acerca do Exame de Suficiência para a obtenção do registro profissional contábil. O Exame de Suficiência para bacharéis em Ciências Contábeis tem como finalidade comprovar a obtenção dos conhecimentos médios adquiridos no período do curso. Para analisar a percepção de discentes da modalidade de EaD das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), foi realizada uma pesquisa descritiva e de campo.  A coleta de dados foi efetuada por meio de um questionário com 12 afirmativas, sendo aplicado aos alunos do 6º, 7º e 8º períodos. A pesquisa abrangeu um universo de 127 alunos e uma amostra estratificada de 78 discentes, representando um total de 62%. Os resultados obtidos revelam que uma parte considerável dos discentes tem a percepção de que a aprovação no Exame de Suficiência lhes oferecem melhores condições para atuarem como profissionais, proporciona maior credibilidade aos profissionais da contabilidade, melhora a qualidade do ensino das instituições de ensino superior e tende a dar credibilidade aos serviços prestados. De acordo com os achados, grande parte dos discentes sente segurança para a realização do Exame de Suficiência. Em contraponto, eles informaram que necessitam de cursos preparatórios para realizar o exame. 

Biografia do Autor

Iris Ribeiro de Melo, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
É contadora, graduada pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), de Petrolina (PE) e pós-graduanda em Controladoria.E-mail: irisribeiromelo@hotmail.com
Wellington Dantas de Sousa, Conselho Federal de Contabilidade
É mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Business School, especialista em Docência do Ensino Superior e pós-graduado em Controladoria. Atua como coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ).E-mail: wellington.bmb@hotmail.com / professorwdantas@gmail.com 
Juliana Reis Bernardes, Conselho Federal de Contabilidade
É formada em Letras, graduanda em Ciências Contábeis, pela Universidade Estácio de Sá, e é mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, pela Universidade Estácio de Sá.E-mail: jureis3d@hotmail.com
Josias Santana dos Santos, Conselho Federal de Contabilidade
É professor na Faculdade de Ciências Contábeis, pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), e mestre em Ciências Contábeis, pelo Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape). Atua como contador da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).E-mail: josaias@yahoo.com.br
Publicado
2017-01-09
Como Citar
MELO, Iris Ribeiro de et al. Educação a Distância (EaD): a percepção dos estudantes dos cursos de Ciências Contábeis de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) acerca do Exame de Suficiência. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 222, p. 28-39, jan. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1484>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.