Atuação da auditoria interna na percepção de gestores em uma empresa do setor de autopeças

  • Juliano Augusto Orsi de Araujo Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Jonas Salvador Sanches Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Este trabalho apresenta o resultado de estudo de caso com pesquisa sobre a percepção dos gestores de uma empresa do setor de autopeças estabelecida no Brasil frente à atuação da auditoria interna. O trabalho foi desenvolvido pela metodologia do estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Como estratégia para a pesquisa, os dados foram coletados por meio de um questionário de 20 perguntas objetivas, feito com base na escala Likert, sendo 3 questões com o objetivo de traçar o perfil profissional dos respondentes e as outras 17 questões com objetivos específicos, para identificar o posicionamento dos gestores frente à atuação da auditoria interna. Para a aplicação do questionário aos gestores dessa empresa, utilizou-se a ferramenta survey monkey, na internet, com explicações das intenções e do compromisso de não revelar opiniões individualmente dos respondentes. As informações levantadas e analisadas revelam que a auditoria interna possui um papel importante na organização e, principalmente, uma aceitação por parte dos gestores da empresa analisada. Dessa forma, os dados levantados resultaram na identificação de uma gestão voltada ao risco pela empresa, demonstrando uma percepção positiva sobre a eficácia da autuação da auditoria interna, de forma a agregar valor tanto para companhia como também para suas atividades do dia a dia.

Biografia do Autor

Juliano Augusto Orsi de Araujo, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
É doutorando em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo; mestre em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Álvares Penteado (Fecap); e pesquisador na Fecap. É sócio da Express Contábil Ltda. e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.E-mail: juliano@expresscontabil.com.br
Jonas Salvador Sanches, Conselho Federal de Contabilidade
É auditor interno e profissional da contabilidade. Possui pós-graduação em Auditoria pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).E-mail: jonatas.sanches@icloud.com
Publicado
2017-01-09
Como Citar
ARAUJO, Juliano Augusto Orsi de; SANCHES, Jonas Salvador. Atuação da auditoria interna na percepção de gestores em uma empresa do setor de autopeças. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 222, p. 16-27, jan. 2017. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1483>. Acesso em: 16 jun. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.