Teoria da Contabilidade e do Controle

  • Shyam Sunder Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

Se a boa teoria é aquela que independe de mudanças eventuais que ocorram na estrutura de determinada disciplina, ao enfatizar seus princípios fundamentais, pode-se dizer que este livro cumpre esse papel de apresentar uma teoria da Contabilidade que vai além de processos de convergência ou de padrões específicos aplicados à Contabilidade, sem deixar de discuti-los.Fundamentada na Teoria Contratual da Firma, a obra apresenta a Teoria da Contabilidade e do Controle de modo amplo e, ao mesmo tempo, específico. Amplo, ao permitir o entendimento do papel da contabilidade e do controle nas firmas no seu sentido tanto micro quanto macro. Específico, ao discutir a relação da contabilidade e do controle com os seus diferentes constituintes (ex.: acionistas, gestores, auditores e o Governo) e ao abordar temas como a padronização contábil e a contabilidade para organizações de bens públicos.O livro está dividido em três partes. Na Parte I, apresenta a estrutura fundamental e as principais ideias que perpassam ao longo de todo o livro, com destaque para o modelo contratual da firma e a função da contabilidade e do controle na execução do conjunto de contratos. Na Parte II, denominada de Microteoria de Contabilidade e de Controle, explora-se a relação da contabilidade e do controle com as três principais classes de agentes ­– investidores, gestores e auditores –, em que são examinadas as atitudes e as ações de cada um desses grupos.Na Parte III, denominada de Macroteoria da Contabilidade e de Controle, a atenção se volta para assuntos como os problemas da escolha social, o papel do governo, a interação entre o direito e a contabilidade, a estrutura institucional da contabilidade e os problemas de controle nas organizações de bens públicos. AplicaçãoLeitura complementar para disciplinas de Teoria de Contabilidade dos cursos de graduação e de pós-graduação, stricto sensu, em Ciências Contábeis e para disciplinas introdutórias sobre Contabilidade para os cursos de graduação em Administração e Economia. O livro pode ser utilizado ainda para cursos lato sensu na área de negócios e para profissionais interessados em organizar o conhecimento que possuem sobre contabilidade. Editora: Atlas S.A.Autor: Shyam Sunder Páginas: 280 
Publicado
2016-12-06
Como Citar
SUNDER, Shyam. Teoria da Contabilidade e do Controle. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 221, p. 94, dez. 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1461>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.